Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Livros e Autores Transmontanos - Reminiscências de Olvído


Reminiscências de Olvido foram escritas para dar a conhecer aos vindouros o que, nos anos trinta, quarenta e cinquenta do século XX, era a vida pelas aldeiras de Trás-os-Montes e Alto Douro; a utilidade dos animais domésticos nos trabalhos da lavoura, pois não havia máquinas motorizadas, cujos utensílios de trabalho, além da charrua, eram os do tempo de Jesus.
Olvido, aqui, é o autor desta obra e Reminiscências são os dezassete episódios que constituem o livro. 
Reminiscências denunciam as promessas feitas e não cumpridas pelo politiquismo soez, baixo e sujo, mas que ganha bem, enquanto o Povo, para sobreviver, se obriga a vender a sua força de trabalho ao estrangeiro como escravo. 
Olvido, em viagens maravilhosas e movimentadas, mostra paisagens de sonho, inebriantes, desta nossa Pátria pequena, simples,rústica e pastoril, que os antigos nos legaram.Como escreveu o poeta Tomás Ribeiro: Jardim da Europa à beira-mar plantado.
Cláudio Carneiro (natural de Chacim, M. Cavaleiros, 1931; residente na Amadora). Sonhador e destemido, conheceu as paragens longíquas de Goa(1955).Ali colaborou nos jornais "Heraldo" e "Diário". Conheceu os limites orientais do Império. Embarcou em Mormugão, de regresso à Pátria (1957.05.23).
Fez o Curso Geral dos Liceus e frequentou ainda o Curso de Direito que não terminou. Colaborou e foi Administrador do jornal "Poetas & Trovadores", escreveu nas revistas "Mosaicos", "Notícias Metrópole", "Notícias Zurich", na revista "O Bi-Tó-Rô", da Associação Cultural e Recreativa de Soutelo - Mogadouro, da qual é sócio e sócio da Trasald - Cooperativa dos Criativos e Produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, do Grémio Literário de Vila Real, do Centro Cultural de Balsamão - Chacim, Macedo de Cavaleiros e da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Bragança.
Escreveu e escreve ainda em vários jornais Regionais, como "Poetas & Trovadores, Guimarães", "Amadora-Sintra", "Voz do Tua" - Mirandela, "A Voz do Nordeste" - Bragança, "Nordeste" Bragança, "O Coura" - Paredes de Coura e em "Noticias de Trás-os-Montes e Alto Douro" - Lisboa, de cuja Casa Regional foi membro da Direcção e é actualmente Conselheiro Regional, e na revista "UNEARTA" - União Dos Escritores e Artistas Trasmontanos e Altodurienses. Está inscrito na SPA - "Sociedade Portuguesa de Autores" e consta no "Dicionário dos Mais Ilustres Trasmontanos e Alto Durienses", de J. Barroso da Fonte-Vol. II. Casado, sente no seu lar e no de sua filha a riqueza dos valores familiares, expressos na alegria e inocência de dois netos que lhe enchem a casa de vida. Cónego Dr. Belarmino Afonso. Investigador e Director do Arquivo Distrital de Bragança. 

Titulo: Reminiscências de Olvído
Autor: Cláudio Carneiro
Editora: Chiado Editora
Preço: 15,00€
Comprar online »»

Sem comentários:

Enviar um comentário