Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Milhares de pessoas no Carnaval de Podence


Chocalhos, muita cor e animação nas ruas. Foi assim o Carnaval em Podence, onde ainda se cumpre a tradição.
Ontem a aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros recebeu visitantes de diversos pontos do País, que se renderam às diabruras dos caretos. “Eu já conhecia, mas nunca tinha vindo cá. Estou a gostar. 
Já fui chocalhada e não se pode dizer que não”, afirma uma visitante.“Já tinha ouvido falar na televisão e decidi vir para ver como era. Estou a gostar, é engraçado”, conta outra visitante.
O Entrudo Chocalheiro aposta nas tradições do Nordeste Transmontano. O presidente do Grupo de Caretos, António Carneiro, não tem dúvidas que as pessoas se deslocam a Podence para assistirem a um Carnaval tipicamente português. “O Entrudo Chocalheiro é já um cartaz turístico do Nordeste Transmontano. Vêm pessoas de Norte a Sul do País e também espanhóis. 
O nosso Carnaval é tipicamente português. Aqui não há folia, nem samba, mas há muitos chocalhos e é isso que as pessoas procuram”, realça António Carneiro. E a crise parece ter passado ao lado do Entrudo Chocalheiro. 
Segundo dados da organização, passaram por Podence milhares de pessoas durante os três dias de festa. “Não estávamos a contar com tanta gente e hoje [dia de Carnaval] temos mais gente do que no ano passado”, garante o presidente do Grupo de Caretos.
A festa de Carnaval em Podence foi marcada pelas arruadas de caretos e terminou com a queima do Entrudo.
Hoje, quarta-feira de cinzas, sai à rua em Bragança o diabo, a morte e a censura. Uma tradição ancestral, que foi retomada há um ano. Durante a tarde estas três figuras vão percorrer a zona histórica da cidade.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário