Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Música - Há uma Orquestra de Foles a percorrer o país


Desde 2011 que dez pessoas percorrem o país com gaitas-de-foles, instrumentos de percussão e flautas de tamborileiro para promover as músicas e sonoridades associadas a estes instrumentos portugueses. Assim é a Orquestra de Foles, um grupo que, no terreno, dá continuidade, através de apresentações musicais, à formação dos alunos da Escola de Gaitas da Associação Gaita-de-Foles.
A Orquestra de Foles faz-se com a gaita-de-foles e a gaita transmontana, acompanhadas por percussões tradicionais, como caixas e bombos, assim como as flautas de tamborileiro.
O grupo nasceu em 2011, no seio da Associação Gaita-de-Foles, com o objectivo de «primeiro dar continuidade ao trabalho feito pela Escola de Gaitas da Associação e integrar os alunos que acabam o curso num grupo semi-profissional dando-lhes assim uma mais-valia na sua formação. Em segundo lugar o grupo também tem a função de representar a Associação e de divulgar a Gaita-de-foles», explica o director musical, Vasco Ribeiro Casais.
O projecto destaca-se no panorama musical não só pelos instrumentos, mas também pelos arranjos feitos com temas tradicionais portugueses, «de Torres Vedras a Trás-os-Montes, e também alguns temas galegos», adianta Vasco.
A Orquestra de Foles prepara-se para, em breve, apresentar composições originais. «Uma das coisas que nos diferencia de outros grupos deste género é o tipo de arranjos que temos feito. Temos trabalhado bastante a parte das gaitas tocando em várias vozes, muitas vezes chegando a resultados parecidos com a música erudita e, por outro lado, temos procurado dar muita força a toda a secção rítmica fazendo um trabalho de percussão muito elaborado e com muita força», pormenoriza o director musical.
No total são dez os membros desta Orquestra, embora o número varie «dependendo dos alunos que acabam o curso e que querem fazer parte deste projecto», que se preparam para a curto prazo editar um disco.
«Depois do disco queremos continuar o nosso trabalho divulgando a gaita-de-foles por Portugal e pelo mundo», sublinha Vasco Ribeiro Casais. 
Além de fazer música, um dos objectivos da Orquestra de Foles é promover este instrumento e a sua sonoridade. Para Vasco Ribeiro Casais, «em geral» a sociedade valoriza e aprecia a gaita-de-foles. 
«Os comentários que recebemos são sempre muito bons. Claro que ainda existe um grande desconhecimento em relação aos nossos instrumentos, a maioria das pessoas pensa sempre que as gaitas são da Escócia», comenta.
O combate a esta ideia e o incremento do interesse por parte da sociedade faz-se, defende o nosso interlocutor, com «mais divulgação e interesse», aspectos que «vêm com o tempo». 
«Neste momento já existe em Portugal um número significativo de gaiteiros e a escola da Associação já chegou a ter cerca de 40 alunos anualmente. Existe um movimento considerável em torno do instrumento», conclui. 
A Orquestra de Foles percorre o país. Apresentações que podem ser acompanhadas no site da Associação Gaita-de-Foles.

Sara Pelicano; Foto: Associação Gaita-de-Foles
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário