Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Professores querem criar Ordem - O primeiro destes debates teve lugar em Bragança no passado dia 16

A criação de um código deontológico e a definição dos princípios que deverão regulamentar a profissão docente para criar uma “Ordem dos Professores” é o objetivo da Associação Nacional de Professores (ANP), que está a promover um conjunto de debates a nível nacional, com esse propósito. 
O primeiro destes debates teve lugar em Bragança no passado dia 16. “Pretendemos sensibilizar e esclarecer todos os docentes que queiram participar no ciclo de debates sobre deontologia e auto-regulação e sobre a criação da Ordem dos Professores”, disse Paula Carqueja, presidente da Associação. Nesse sentido, a Associação já dispõe de dois estudos técnicos. Segundo Paula Carqueja o que se pretende é “clarificar o que é que é ser professor e certificar o professor, porque nem todos os licenciados são professores, nem todas as pessoas sabem ser professores”. 
Para Henrique Ferreira, professor do Instituto Politécnico de Bragança e um dos oradores convidados desta sessão, a criação da Ordem reveste-se de grande importância porque clarificaria os requisitos necessários para se ser professor e contribuiria para a dignificação da classe.  “Os sindicatos só não bastam, os sindicatos têm pugnado, e bem, pelas condições do exercício da profissão, mas agora é há que pensar nas questões qualitativas da escolas”, referiu. Além disso, sente-se que é necessário um organismo sem qualquer ligação política, que se constitua como unificador da classe docente. 
Este organismo poderia ainda fazer com que os Estado deixasse de ser o regulador da classe. “Os professores, como corpo profissional de alta formação, devem ser eles próprios a gerir não só a sua formação como também as condições de exercício profissional”, adiantou Henrique Ferreira. 
Além disso, se os professores tivessem uma Ordem e fossem eles próprios a definir as condições do seu exercício profissional, “o problema da avaliação provavelmente já estaria resolvido”.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário