Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Roubaram lápide da Ponte de Remondes


Foi furtada uma laje histórica que se encontrava num edifício situado na margem direita do rio Sabor, junto à Ponte de Remondes. 
Trata-se de um bem cultural do concelho de Mogadouro alusivo à construção de uma ponte sobre o Sabor.   
O presidente da Câmara de Mogadouro garante que o valor desta peça histórica é incalculável. “Havia uma lápide evocativa da criação da ponte de Remondes. É uma peça histórica, com valor de certa forma limitado, mas era um bem histórico que ali estava. Quando fomos lá para o identificar melhor e para fazer o respectivo ficheiro, tinha sido já furtada”, conta Moraes Machado.
O desaparecimento deste marco histórico foi detetado por arqueólogos da Câmara de Mogadouro e da equipa de Investigação dos Elementos Edificados do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor. “A zona onde estava a lápide a água não chegava aí, portanto não ficava submersa. Íamos fazer a identificação para ter um marco histórico. Infelizmente alguém se antecipou e ficamos sem esse bem”, lamenta o autarca.
O furto já foi comunicado à GNR, que está a investigar o caso.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário