Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
TRÁS-OS-MONTES
Região recôndita e misteriosa
Trás-os-Montes é um nome bem apropriado para esta zona do interior Norte de Portugal. Planaltos e montanhas majestosas, vilas e aldeias históricas intocadas, águas termais purificantes e curadoras, cozinha tradicional e a hospitalidade genuína de um povo orgulhoso dos seus costumes.
Rusticidade e beleza próprias
Bonitas cidades como Chaves e Bragança ou locais como Vidago merecem uma visita prolongada. Esta região remota e montanhosa oferece cenários únicos, como são as amendoeiras em flor, vilas históricas, paisagens naturais e uma gastronomia riquíssima. Bragança e o seu núcleo histórico estão situados no extremo do Parque Natural de Montesinho – uma das zonas florestais mais selvagens da Europa, com uma enorme diversidade de fauna e flora.
A vida quotidiana não sofreu muitas alterações durante séculos e estas vilas isoladas possuem uma beleza rústica muito própria. Os habitantes têm um modo de vida tradicional, especialmente nas cidades e vilas mais pequenas, como Miranda do Douro, com tradições muito particulares como prova o dialeto mirandês, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
À descoberta de sabores, memórias e tradições
Trás-os-Montes é uma zona riquíssima e peculiar no que respeita a gastronomia e tradições, com destaque para o azeite de grande qualidade e a riquíssima alheira, um enchido típico muito apreciado. As celebrações do Carnaval em Trás-os-Montes são vibrantes e plenas de tradição. Os festejos prolongam-se durante os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, e incluem trajes vistosos, desfiles animados e música tradicional, atraindo visitantes de todo o mundo. Termas revigorantes e natureza selvagem são predicados de uma zona muito preservada, dona de uma beleza admirável.
A não perder
Bragança e Parque Natural de Montesinho, Praia Fluvial da Albufeira do Azibo - Macedo de Cavaleiros, Caldas Santas de Carvalhelhos, Mirandela, Miranda do Douro, Vidago. Termas de Chaves, Termas de Pedras Salgadas e Termas de Vidago.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário