Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bibliotecas procuram voluntários para ler


Ler para as crianças de forma voluntária. Este é o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolas dos concelhos de Bragança e Vila Real.
O projecto Voluntários de Leitura está a dar os primeiros passos na região. A coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas, Rosário Caldeira, diz que o objectivo é criar uma rede nacional e deixa um apelo a todas as pessoas que queiram ser voluntárias. “O objectivo do projecto é criar uma rede nacional de voluntários, no âmbito da promoção da leitura. Pessoas que estejam interessadas e que tenham disponibilidade. Neste momento, as pessoas podem inscrever-se directamente no site do projecto, em www.voluntariosdaleitura.org, também se podem dirigir a uma escola”, realça a responsável.
Rosário Caldeira enumera algumas das actividades que podem ser desenvolvidas pelos voluntários.“Pode ser uma leitura em voz alta, para as crianças mais pequenas. Pode ser uma leitura a par, pode ser para acompanhar alunos com dificuldades de leitura. Por isso, as actividades em que se pode servir esta causa são imensas”, esclarece a responsável.Há concelhos onde já há voluntários inscritos, mas a responsável pelo projecto na região confessa que o objectivo é que haja mais pessoas a integrar esta rede de leitura para as crianças. “Já há concelhos onde se estão a organizar. As escolas também têm que aderir a esse projecto, inscrevendo-se na plataforma. 
Este projecto tem que ter a adesão e a anuência da direcção da escola. O projecto arrancou este ano. Começa agora a haver essa concertação e esse casamento entre voluntários e escolas”, salienta Rosário Caldeira.
O projecto Voluntários de Leitura foi lançado, no ano passado, pela Universidade Nova de Lisboa. É coordenado pela escritora Isabel Alçada. E está a dar os primeiros passos a nível nacional e a região transmontana não é excepção.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário