Local: Benlhevai, VILA FLOR, BRAGANÇA
Ouvia-se muito noutros tempos contar que vinham os frades das Terras de Bouro fazer aqui [Benlhevai] as suas colectas pois estas terras pertenciam ao seu convento. Colocaram até um marco com inscrições, que está localizado no limite deste povo com o de Vale Frechoso. Está muito maltratado, mas ainda se podem ver lá as inscrições.
Ora acontece que, como a nossa terra foi sempre muito farta, eles iam daqui bem abonados e muito satisfeitos com um dos frades que tinham cá colocado para lhes garantir as colectas. E diz que comentavam em relação ao frade de cá:
— Então como se dá ele por lá?
E que diziam, em face da fartura que encontravam:
— A ele a vida bem lhe vai!
E terá sido esta expressão, muito repetida por eles, que deu nome à nossa terra: Benlhevai. É claro, isto é a lenda, nada mais.
Fonte:PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2 Peso da Régua, Fundação Museu do Douro, 2010 , p.235
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário