Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Comissão Intermunicipal de Trás-os-Montes atribui mortes no IP4 a impasse no Túnel do Marão

O presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, Américo Pereira, acusou esta quarta-feira o Governo de "permitir que continuem a morrer transmontanos no IP4" por causa do impasse no Túnel do Marão.
A declaração do autarca, que também preside à Câmara de Vinhais, surge na sequência de dois acidentes quase simultâneos, na segunda-feira, no mesmo local na zona de Vila Real, que envolveram quatro viaturas, uma delas um autocarro, de que resultaram um morto.
O presidente da CIM Trás-os-Montes defendeu, em declarações à Lusa, que estes acidentes que causaram um morto e grandes prejuízos" seriam "com certeza" evitados se estivesse concluída a autoestrada do Marão.
Os acidentes ocorreram justamente no troço de 19 quilómetros da concessão que integra o Túnel do Marão e cuja obra está parada há mais de dois anos por alegados problemas financeiros do consórcio liderado pela Somague.
"É importante que o Túnel do Marão seja rapidamente concluído e que seja executado o resto das obras que falta em termos de autoestrada", reclamou o autarca que dirige a comunidade intermunicipal composta por nove municípios do distrito de Bragança: Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Américo Pereira exortou os transmontanos a "exigirem" a resolução do problema, argumentando que "não podem continuar a dar a sua confiança eleitoral ao PSD e ao Governo com todas as promessas de que esses assuntos estariam resolvidos e, passado este tempo, continuam a assistir a estas desgraças".
"Dói, é confrangedor quem vai para o Porto reparar nos viadutos e nas pontes completamente abandonados - e, porventura, até já não estarão no melhor estado de segurança-, olhar para aqueles dois buracos que se encontram ali no Marão (os túneis) e apercebermo-nos que nada disto vai acontecer nos próximos tempos", declarou.
Alertou ainda que o impasse na obra "vai trazer custos muito maiores porque por novamente tudo em funcionamento vai custar muito dinheiro".
"É um esbanjar de dinheiros e é naturalmente permitir que continuem a morrer transmontanos no IP4", frisou.
O autarca observou ainda que está "perfeitamente provado que as autoestradas são absolutamente fundamentais em termos de segurança rodoviária", apontando o exemplo da redução da sinistralidade desde que ficou concluída a Transmontana, que liga Vila Real a Bragança.
A autoestrada do Marão foi adjudicada na mesma época, em 2008, e corresponde ao traçado mais complicado do atual IP4 em termos de sinistralidade.
Esta via é a que falta para que seja possível viajar entre Bragança e o Porto sempre em autoestrada.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário