Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bragança-Miranda: Bispo convidou universitários estrangeiros para Ceia de Natal

D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, convidou os estudantes estrangeiros para o jantar na noite de Natal, na casa episcopal, uma iniciativa que vai prolongar-se na Missa do Galo com a participação dos estudantes locais.
“A iniciativa nasceu muito naturalmente no final de uma missa de domingo onde jovens estudantes, nomeadamente do programa Erasmus, e de outros, disseram que ficariam cá e nasceu a ideia de jantarmos juntos para celebrarmos também juntos a Fé à noite na Catedral”, explica o bispo de Bragança-Miranda.
Num artigo que vai ser publicado hoje no semanário digital ECCLESIA, o prelado assinala que a ideia foi “acolhida com entusiasmo” que se revelam “no número de adesões” e vai permitir “a troca cultural e também celebrar a profundidade e a beleza do Ministério do Natal”.
O convite era destinado aos estudantes estrangeiros “que não podem ir às suas famílias e aos seus países” mas o “sucesso inicial permitiu alargar o âmbito do convívio”: “A ideia ganhou corpo e os estudantes que vivem em Bragança querem associar-se à Missa da noite”, nota o Bispo de Bragança-Miranda.
Na ceia de Natal vão participar, sobretudo, alunos de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Angola, Cabo Verde, São Tomé ou Brasil, e “também de alguns países europeus, sobretudo de Leste”.
Esta iniciativa não é inédita e D. José Cordeiro recorda que quando era capelão no Instituto Politécnico de Bragança fez o mesmo convite que estendeu às famílias da cidade quando as desafiou a acolher um estudante estrangeiro.
“Conseguiu-se que um número significativo de famílias acolhesse cada aluno daqueles que participavam nas atividades da paróquia escolar e na capelania do Politécnico”, revela o bispo diocesano.
“Já fiz a experiência como emigrante e sinto ainda, de uma maneira mais vincada, esta necessidade de o ter proposto e da reação imediata e muito positiva da parte dos estudantes”, conclui D. José Cordeiro revelando a sua experiência pessoal.

CB/OC
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário