Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ACISB reabre no início do ano

A Associação Comercial de Bragança (ACISB) vai reabrir no dia 2 de Janeiro.
A dívida às finanças e segurança social já foi paga o que permite à associação retomar a actividade.
O caso arrasta-se há cinco anos na sequência de uma dívida que o fisco reclama relativamente ao IVA das obras da sede.
A ACISB venceu a acção em tribunal mas a Autoridade Tributária interpôs recurso. Com a situação financeira por regularizar, a associação viu-se obrigada a suspender a actividade em Outubro. Mas agora o problema já foi ultrapassado. “A associação vai reabrir no dia 2 porque conseguimos encontrar uma solução, juntamente com a câmara municipal, para fazer o pagamento da quantia que estava exequenda e aproveitando o período de pagamento voluntário de dívida com redução de coimas e juros”, explica o presidente. 
“Solicitámos à câmara municipal que nos ajudasse e essa pretensão foi aceite, sendo liquidada a dívida que estava a ser reclamada”, acrescenta Jorge Alves, salientando que “neste momento dispomos das declarações de situação regularizada com o Estado o que nos permite retomar a actividade”. 
Ao todo foram 150 mil euros que a câmara de Bragança disponibilizou para ajudar a associação comercial. “Não foi propriamente a concessão de um apoio mas sim a aquisição das benfeitorias que a ACISB tinha feito no edifício que é municipal. 
Foram avaliadas num determinado montante que é superior àquilo que nós comprámos e fizemo-lo para ajudar a associação a regularizar a situação difícil que estava a viver”, refere o presidente, Hernâni Dias, realçando que “a ACISB é uma instituição essencial na nossa cidade, pelo que representa para a actividade comercial e por ser uma instituição centenária”. 
Mas o presidente da ACISB espera vir a ganhar a acção no Tribunal da Relação e reaver o dinheiro. “Transformámos essa ajuda financeira num contrato de arrendamento a pagar à autarquia e como esperamos vir a ganhar o recurso interposto pelas Finanças, quando recebermos essa quantia, devolveremos à câmara o dinheiro que agora nos facilitou para reabrir a actividade”, esclarece Jorge Alves. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário