Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Sabores e tradições à solta em Parada

A VI Feira de Artesanato e Produtos Regionais animou a aldeia de Parada este fim-de-semana. Ao convívio e aos bons sabores da terra juntou-se um vasto leque de actividades, alguns deles com longa tradição no concelho de Bragança.
Artesanato, fumeiro e produtos da terra são os pratos fortes de um certame genuinamente transmontano, baseado em tradições bem enraizadas na comunidade.
A sexta edição da Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada voltou a encher o Pavilhão Multiusos de Parada. O presidente da Junta de Freguesia, António Pires, acredita que esta feira tem sucesso pela qualidade dos produtos e pela vinda dos emigrantes nesta altura do ano. “O número de expositores e de visitantes tem vindo a aumentar de ano para ano porque os produtos são de muita qualidade e nesta altura há muitos emigrantes que nos visitam”.
Um certame que promove os sabores regionais transmontanos e o artesanato local, que este ano contou com 25 expositores. Foram muitos os que visitaram Parada este fim-de-semana, entre eles muitos emigrantes. Vítor Manuel, natural de Talhas está emigrado em Espanha e vêm todos os anos. “Venho sempre é uma feira pequena mas que reúne os melhores produtos da região, como estamos fora aproveitamos para comprar mel e fumeiro”, conta um dos visitantes do certame. 
Casa nova
A abertura do certame ficou marcada pela inauguração da Casa de Santo Estevão. Os rapazes solteiros da aldeia acompanhados dos caretos realizaram o tradicional puxar do carro, transportando os mordomos e os convidados. Uma tradição que agora conta com um espaço próprio para e realizar a tradicional Galhofa. Uma dura luta greco-romana que se faz em tronco nu no meio da palha. A nova casa de Santo Estevão será a partir de agora o palco de todas as emoções.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário