Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Bragança // Centro de noite é a próxima aposta da Santa Casa da Misericórdia

Inauguradas as novas instalações da Unidade de Cuidados Continuados, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, pela voz do seu Provedor, Eleutério Alves, deixou já a intenção de vir a colmatar uma outra carência no apoio social do concelho de Bragança, com a construção de um Centro de Noite.
“Estamos já a promover os procedimentos normais junto do CDSSB para a abertura de um Centro de Noite na cidade, a pensar em quantos cidadãos que vivem isolados ou dependentes, necessitam de apoio e segurança durante o período da noite”, anunciou aquele responsável.
Eleutério Alves explicou que “hoje há muita gente que vive isolada, que vive sozinha, sem família, pessoas idosas, com problemas de segurança durante a noite, com falta de apoio durante a noite. Este centro vai depender do financiamento. Não vamos pedir dinheiro ao Governo”, garantiu. Para conseguir o financiamento, o Provedor da instituição explicou que a SCMB se vai candidatar “aos programas todos de requalificação”, algo que está previsto no próximo Quadro Comunitário e que o próprio Secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, sugeriu. Quanto a um possível apoio ao Centro de Noite, o governante não se quis comprometer, pois entende que “as pessoas estão fartas de promessas”.
Ainda assim, anunciou que, “brevemente”, a Santa Casa da Misericórdia será chamada a novos desafios.
O Pe. Lino Maia esclareceu que essa colaboração se centrará numa rede Local de Intervenção Social, “para um conjunto de respostas diversificadas”. “Primeiros acolhimentos, primeiros apoios. São respostas de emergência. O documento legal já está pronto. Antes do final do ano já a devemos ter a funcionar. Para já, vão ser selecionados alguns territórios piloto. A nível nacional só no próximo ano estará em funcionamento As IPSS vão prestar serviços de emergência pontuais nas várias comunidades”, explicou.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário