A Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes aprovou hoje a abertura de um segundo concurso para aquisição de equipamentos de combate a incêndios para os bombeiros por alegado incumprimento da empresa contratada para fornecer o material.
Os nove municípios que constituem a CIM decidiram hoje, numa reunião do Conselho Intermunicipal, em Miranda do Douro, cancelar o contrato anterior e lançar um novo concurso público para a aquisição de equipamentos de proteção individual de combate a incêndios em espaços naturais, como adiantou à Lusa o presidente da comunidade.
Américo Pereira explicou que a aquisição dos equipamentos tinha sido adjudicada à empresa SECUR que ganhou o primeiro concurso realizado para o efeito, mas "não forneceu o equipamento no prazo contratual estabelecido".
De acordo com a CIM Trás-os-Montes, a empresa vai pagar coimas por cada dia de atraso na entrega, como está estabelecido no contrato celebrado e que alegadamente não foi cumprido.
A distribuição destes equipamentos aos bombeiros de todo o país devia ter ocorrido antes da época crítica de incêndios como tinha sido estabelecido num protocolo assinado, em 2013, entre o Ministério da Administração Interna e as comunidades intermunicipais.
As CIM ficaram com a responsabilidade de lançar os concursos para a aquisição e dotar as corporações de bombeiros de fatos, luvas, capacetes, botas e máscara.
A CIM Trás-os-Montes vai lançar de imediato um novo concurso com um preço base de 155 mil euros mais IVA e um prazo de nove dias para as empresas interessadas concorrerem.
O presidente da comunidade intermunicipal espera que a situação esteja resolvida até ao final do ano e as corporações de bombeiros dos nove municípios dotadas dos equipamentos em causa.
HFI // JGJ
Lusa/fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário