sábado, 13 de setembro de 2014

“Estanho e Companhia” uma exposição de Paulo Pereira e José Pedro na Casa da Cultura de Miranda do Douro

De 15 setembro a 31 de outubro, a Casa da Cultura de Miranda do Douro recebe a exposição “Estanho e Companhia” de Paulo Pereira e José Pedro.

Paulo Pereira, nasceu em Angola a 9/3/1969, reside em Bragança desde os 6 anos de idade. Desde muito novo sente o fascínio pela natureza. Tal fascínio, levou-o a criar um tipo de artesanato intrinsecamente ligado ao que nos rodeia, sendo as suas peças elaboradas com materiais que vão desde as simples sementes a raízes e ramos de árvores.

Começou a sua participação em exposições no ano 2004 e a partir daí ganhou forças para continuar o seu empenho na criação das peças que ele apelida como “obras de arte únicas”. Este artesão é a prova de que a natureza, é ela própria, uma obra de arte.

José Pedro nasceu a 3/3/1951 e é natural de Peso da Régua, reside em Bragança desde tenra idade. Em 2003 começou por curiosidade a trabalhar o estanho, executando algumas peças simples para decoração da sua residência. Com o tempo foi tomando gosto por esta arte aperfeiçoando constantemente as suas técnicas. Hoje em dia cria diversas peças com aplicações de estanho que vão desde as simples escovas a complexos rendilhados que podem ser admirados em jarras, tabuleiros e garrafas.

Desde 2005 que participa em diversas feiras de artesanato, tendo feito parte dos artesãos residentes do já extinto Centro de Exposições de Artesanato e Artes Tradicionais de Bragança. José Pedro trabalha o estanho dando brilho e classe a simples peças do nosso dia a dia, transformando-as em elementos decorativos de grande qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário