Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Investigadores brigantinos lançam livro de Fisioterapia em Cuidados Paliativos

Fisioterapia em Cuidados Paliativos. Este é o tema do livro lançado recentemente em Bragança, da autoria de Rita Afonso, André Novo e Paula Martins.
A fisioterapeuta Rita Afonso confessa que a ideia de escrever este livro surgiu no âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde de Bragança, com o objectivo de colmatar uma lacuna detectada nesta área da Saúde. “Este estudo nasceu a partir de um artigo que nós lemos que dizia que havia apenas meio fisioterapeuta por Unidade de Cuidados Paliativos, o que nós achamos surpreendente pela negativa, daí a ideia de criar esta obra para valorizar a qualidade do profissional de saúde, o fisioterapeuta, nos cuidados paliativos, para que seja uma realidade mais presente”, realça a profissional de Saúde. 
Rita Afonso não tem dúvidas que estes tratamentos podem ajudar os utentes em fase terminal. “Os cuidados paliativos não são só para a pessoa que está a morrer. Existem vários sintomas que podem ser aliviados mesmo que a pessoa tenha o diagnóstico de uma doença terminal, mas mesmo que não esteja nos últimos dias de vida. Então aí nós conseguimos aliviar alguns dos sintomas, como por exemplo a dor, a astenia, a fadiga, sintomas que são incómodos, proporcionando-lhes uma maior qualidade de vida”, salienta Rita Afonso. 
Este é o primeiro livro publicado no âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde de Bragança. 
A directora da Escola, Helena Pimentel, assegura que tem aumentado a procura desta formação e adianta que está à espera da aprovação de mais um mestrado na área da Enfermagem. “O mestrado já vai na quinta ou sexta edição e tem sido um sucesso. Temos uma turma a começar em Fevereiro, ultrapassámos as vagas, tínhamos 25 vagas, admitimos 30 candidatos e temos mais interessados que recusámos porque efectivamente a edição está cheia. Temos um mestrado para aprovação específico em enfermagem Médico-Cirúrgica, temos tudo muitas solicitações”, afirma a directora da Escola Superior de Saúde de Bragança. 
No âmbito do mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de Saúde foi lançado o livro Fisioterapia em Cuidados Paliativos, destinado sobretudo a profissionais de Saúde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário