Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Recuperação de tradições de Inverno em destaque no II Encontro de Máscaras

Aposta na valorização da cultura e património imaterial como trunfo turístico
No passado sábado, Mogadouro acolheu o II Encontro de Máscaras e foi invadido por figuras das festas de Inverno de vários pontos do distrito e também dos caretos de Mira, no concelho de Coimbra. O objectivo do evento é divulgar as tradições e o património imaterial da região e manifestações semelhantes. O presidente da Câmara Municipal vê uma evolução neste encontro e mostrou-se surpreendido com número de pessoas que acompanhou a arruada, em especial com as que chegaram de fora. Para o autarca “olhando para a cultura e para as tradições, se calhar é possível cativar mais gente para visitar o concelho”. Francisco Guimarães salienta a importância de recuperar tradições que já tinham deixado de sair à rua, afirmando que “o mais importante é valorizar o património imaterial que ainda existe no concelho de Mogadouro, também com a vantagem de termos mais uma festa do solstício de Inverno, a de Valverde”.
“Não é difícil de perceber que isto é uma tarefa árdua de se tentar cumprir”, afirma o edil, que anuncia que a autarquia “espera para o ano conseguir ter a sexta máscara, que é a de Vilarinho dos Galegos. Está-se a trabalhar no sentido de recriar outra festa que se encontra perdida”.
Às cinco máscaras representativas das festas de Inverno do concelho de Mogadouro, nomeadamente o velho de Vale de Porco, o Farandulo de Tó, o Chocalheiro de Bemposta, os velhos de Bruçó, e o recentemente recuperado Careto de Valverde, juntaram-se outros quatro grupos. A acompanhá-los no desfile pelas ruas da vila estiveram gaiteiros, pauliteiros e bombos.
Paulo Rodrigues enverga o traje do Velho de Vale de Porco, que sai nos dias 24 e 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e no Carnaval. O jovem de 20 anos acredita que a tradição tem continuidade garantida. Desde os 7 anos que veste a máscara e o traje típico da aldeia. “Gosto da máscara e nunca tive medo dela”, diz. “Somos cerca de sete ou oito que nos vestimos de velhos, gostaria até que aumentasse o grupo, quanto mais gente houver mais dá para brincar e tudo, é diferente”, explica o jovem.
Este ano o Encontro de Máscaras tornou-se nacional e o autarca de Mogadouro anunciou que o evento se vai internacionalizar na próxima edição, com a participação de grupos de máscaras da vizinha Espanha.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário