Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Salsas junta caretos do Nordeste Transmontano e de Espanha na Festa de Reis

Em Salsas, no concelho de Bragança, os caretos saem à rua para festejar os Reis.
Este fim-de-semana, os mascarados percorreram a freguesia à procura do fumeiro e chocalhavam quem encontravam. Pela primeira vez este ano, Salsas recebeu grupos de caretos de outras localidades do Nordeste Transmontano e da vizinha Espanha, num encontro de tradições de Inverno. 
Filipe Caldas, da organização, confessa que o objectivo é dar a conhecer uma tradição antiga de Salsas.“A tradição é a mesma, só que há muita mais participação e sendo assim há mais visibilidade. É o arranque de um evento que vai ganhar alguma dimensão. É uma tradição com centenas de anos, que já teve altos e baixos e agora está a ficar outra vez melhor. Nós vamos tentar que as raízes não se percam e que esta festa seja cada vez mais participada, mais animada e que diga o que era antigamente a Festa dos Reis de Salsas”, salienta Filipe Caldas. 
Atrair turistas é outro dos objectivos da ampliação desta Festa. 
O presidente da Junta de Freguesia, Pedro Zoio, espera que aumente o número de visitantes nesta altura do ano à freguesia.“Já temos uma casa ou duas de turismo rural, uma vai começar a funcionar brevemente. Por isso, já temos com que receber os nossos turistas, temos património religioso, arquitectónico, os caretos que fazem parte da nossa identidade e é mais uma chamariz que pode atrair turistas à nossa freguesia e assim nesta época e ao longo do ano dar-lhe outro dinamismo e outro movimento”, salienta o autarca.
Este fim-de-semana a freguesia ganhou mais movimento e a população ficou satisfeita com a animação.“Há 50 anos que não via isto, mas gostei muito”, garante Alberto Borges.
A freguesia de Salsas, no concelho de Bragança, a revitalizar a tradição dos Reis com um encontro de mascarados da região e da vizinha Espanha.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário