Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Árula

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 1526
Supercategoria: Arqueologia
Categoria: Epigrafia
Denominação: Árula
Título: Árula
Autor: Desconhecido
Datação: Romana
Matéria: Talco
Dimensões (cm): altura: 32; largura: 17; espessura: 8,5; 
Descrição: Árula sem base claramente definida e com um capitel simulado por meio de um duplo friso, que não chega à face posterior; no topo, é singelamente rematada por foculus circular ( diâm = 6 ) em relevo quase plano. Foi alisada nas quatro faces, sendo a posterior convexa. Conserva-se mal na parte inferior, sobretudo na metade esquerda, e tem, ao longo das arestas, pequenas beliscaduras. Campo epigráfico (ocupa a parte superior do fuste) com a seguinte inscrição: "ELANICVS TA / VRINVS - LAE / SV VO(tum) - L(ibens) . S.OL(uit)" - A Leso, Elânico Taurino cumpriu o voto de boa vontade.
Incorporação: Doação - A peça foi oferecida ao Museu de Bragança pelo reitor João Manuel Gil Pereira
Proveniência: Torre.
Origem / Historial: Francisco Manuel Alves refere ter sido encontrada no sítio da Torre, onde a tradição popular refere ter existido uma capela, à qual os mouros do Castro iam ouvir a Missa. F. Sande Lemos identificou nas imediações do povoado fortificado da Torre um local com materiais romanos, que designa de Senhora da Alegria e classifica como povoado romano, ao qual atribui esta epígrafe. A peça foi oferecida ao Museu de Bragança pelo reitor João Manuel Gil Pereira. Neste momento está exposta na Sala 3 do Museu.

Direção Geral do Património Cuultural

Sem comentários:

Enviar um comentário