segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Assunção Cristas defende aposta dos jovens na agricultura com o apoio do PDR 2020

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, entende que os jovens agricultores vão ter melhores condições para se instalar com as novas regras do próximo quadro comunitário de apoio.
De acordo com a Ministra da Agricultura, na generalidade dos casos os jovens agricultores “vão ficar melhor com as medidas” do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, que arrancam este mês. 
Perante a preocupação de que o investimento mínimo de 55 mil euros por projecto seria elevado para a região, a governante adianta que o financiamento será “na casa dos 50 por cento do investimento” sendo “o prémio, que pode ir até 30 mil euros, depois ajustado”. “É uma medida em escalões que foi muito negociada com a Comissão Europeia. Vai no sentido de garantir que há investimento dos jovens mas que apoio vai ser adaptado ao nível desse investimento”, garante Assunção Cristas. 
De visita à Feira do Fumeiro em Vinhais, este sábado, a ministra da agricultura destacou o dinamismo económico à volta do sector agrícola presente no certame, mas não deixou de registar os pedidos e as queixas dos expositores. Como resposta apresentou novas medidas, simplificadoras e de aumento dos limites de produção para os pequenos agricultores. “Mudámos as regras das pequenas quantidades, no sentido de simplificar, no sentido de permitir produzir mais”, adianta ainda. 
A ministra aproveitou também para anunciar que o governo está a trabalhar na facilitação da criação de mercados de venda directa. 
Medidas avançadas por Assunção Cristas na passagem pela Feira do Fumeiro de Vinhais, onde a ministra registou que Trás-os-Montes tem conseguido atrair muitos jovens, bem como mulheres para a agricultura. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário