Macedo de Cavaleiros, Murça, Alfandega da Fé, Alijó, Moncorvo, Amarante, Lafões e Parque do Tua, Mogadouro, Oliveira de Frades são zonas escolhidas para receber projetos sociais da EDP no valor de 200 mil euros, anunciou hoje a empresa.
São mais de "10 mil beneficiários" que a EDP vai apoiar através do EDP Solidária Barragens, um programa de apoio a iniciativas sociais desenvolvidas nos concelhos abrangidos pelos novos investimentos hidroelétricos da empresa do setor energético.
"Grupos de voluntários que promovem atividades culturais para combater o isolamento, serviços para pequenas reparações domésticas, ecoturismo inclusivo, instituições de um mesmo concelho que se associam para criar sinergias nos cuidados a idosos e a portadores de deficiência" foram alguns dos projetos sociais que a EDP vai apoiar de entre as 77 candidaturas apresentadas a concurso, lê-se numa nota de imprensa da EDP.
Um dos projetos vencedores foi o "Cuidar Alfândega Sénior" e o objetivo é prestar cuidados de saúde, promovendo a humanização dos cuidados de saúde e o bem-estar dos utentes, na assistência domiciliária e serviço de ambulatório.
Em Macedo de Cavaleiros, o projeto social vencedor intitula-se "Oficina de Reparações Móvel" e trata-se de uma oficina de reparações domésticas articulada com as diferentes Juntas de Freguesia do município.
Já em Murça, o "IrisMurça" foi o projeto vencedor, que se destina a ajudar 169 pessoas com necessidades especiais (deficiência mental) dos 19 aos 65 anos num Centro de Atividades Ocupacionais, de lazer e terapêuticas.
O projeto "Click Maior", da autoria da Associação Santo Mamede de Alijó, também foi um dos ganhadores e trata-se de um centro informático que vai estar aberto à comunidade em geral e que vai focar-se na promoção do sucesso escolar ou profissional e envelhecimento ativo.
"Teatro para Todos" é o projeto vencedor de Torre de Moncorvo. Trata-se de um teatro itinerante que utiliza uma viatura transformada em palco móvel para promover a arte e a expressão cultural, recreativa e social, junto das escolas, lares de idosos, populações mais isoladas e população em geral.
Ainda no município de Torre de Moncorvo vai ser também apoiado o projeto "GIS - Gabinete de Inclusão Social", da Junta de Freguesia, que tem o objetivo de criar um espaço de sinalização e orientação para os diferentes agentes locais, promovendo uma maior eficiência e otimização dos recursos existentes.
"Crescer a Brincar Amarante" é o projeto criado pela Associação Prevenir de Amarante e visa prevenir e promover a saúde que promovem hábitos de vida saudáveis para reduzir fatores de risco junto das crianças, jovens e idosos.
"Em Rede pela Vida" é o projeto para Lafões. Trata-se da criação de uma rede intermunicipal de comunicação entre idosos e jovens, através de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, turismo e património, cultura e do apoio às atividades de ação social.
"Experience.NATURE TUA - Valorizar para Conhecer e Conservar" para Parque Natural do Vale do Tua é um projeto de ecoturismo, onde se pretende desenvolver o potencial da escalada, através da capacitação dos agentes locais.
"5S - A Energia dos 5 Sentidos", "Abrir o LEQUE em Mogadouro"," Junta te a nós - Não Fiques Parado", "CRI´Art - Oficina de Artes Gráficas" para Macedo de Cavaleiros, "Preparar para Socorrer" em Oliveira de Frades são os restantes projetos vencedores.
A novidade desta sexta edição do EDP Solidária Barragens é que as 77 candidaturas apresentadas a concurso puderam aceder a consultores voluntários para melhor prepararem os respetivos projetos.
"No total, houve 39 alunos e dez técnicos e professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança a trabalhar com as instituições", explicou a EDP, que classificou a parceria de "inédita" e que foi pensada para "reforçar competências das instituições e garantir aos universitários uma experiência mais aproximada da realidade social"
Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário