Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

EDP apoia projetos sociais no norte com 200 mil euros

Macedo de Cavaleiros, Murça, Alfandega da Fé, Alijó, Moncorvo, Amarante, Lafões e Parque do Tua, Mogadouro, Oliveira de Frades são zonas escolhidas para receber projetos sociais da EDP no valor de 200 mil euros, anunciou hoje a empresa.
São mais de "10 mil beneficiários" que a EDP vai apoiar através do EDP Solidária Barragens, um programa de apoio a iniciativas sociais desenvolvidas nos concelhos abrangidos pelos novos investimentos hidroelétricos da empresa do setor energético.

"Grupos de voluntários que promovem atividades culturais para combater o isolamento, serviços para pequenas reparações domésticas, ecoturismo inclusivo, instituições de um mesmo concelho que se associam para criar sinergias nos cuidados a idosos e a portadores de deficiência" foram alguns dos projetos sociais que a EDP vai apoiar de entre as 77 candidaturas apresentadas a concurso, lê-se numa nota de imprensa da EDP.

Um dos projetos vencedores foi o "Cuidar Alfândega Sénior" e o objetivo é prestar cuidados de saúde, promovendo a humanização dos cuidados de saúde e o bem-estar dos utentes, na assistência domiciliária e serviço de ambulatório.

Em Macedo de Cavaleiros, o projeto social vencedor intitula-se "Oficina de Reparações Móvel" e trata-se de uma oficina de reparações domésticas articulada com as diferentes Juntas de Freguesia do município.

Já em Murça, o "IrisMurça" foi o projeto vencedor, que se destina a ajudar 169 pessoas com necessidades especiais (deficiência mental) dos 19 aos 65 anos num Centro de Atividades Ocupacionais, de lazer e terapêuticas.

O projeto "Click Maior", da autoria da Associação Santo Mamede de Alijó, também foi um dos ganhadores e trata-se de um centro informático que vai estar aberto à comunidade em geral e que vai focar-se na promoção do sucesso escolar ou profissional e envelhecimento ativo.

"Teatro para Todos" é o projeto vencedor de Torre de Moncorvo. Trata-se de um teatro itinerante que utiliza uma viatura transformada em palco móvel para promover a arte e a expressão cultural, recreativa e social, junto das escolas, lares de idosos, populações mais isoladas e população em geral.

Ainda no município de Torre de Moncorvo vai ser também apoiado o projeto "GIS - Gabinete de Inclusão Social", da Junta de Freguesia, que tem o objetivo de criar um espaço de sinalização e orientação para os diferentes agentes locais, promovendo uma maior eficiência e otimização dos recursos existentes.

"Crescer a Brincar Amarante" é o projeto criado pela Associação Prevenir de Amarante e visa prevenir e promover a saúde que promovem hábitos de vida saudáveis para reduzir fatores de risco junto das crianças, jovens e idosos.

"Em Rede pela Vida" é o projeto para Lafões. Trata-se da criação de uma rede intermunicipal de comunicação entre idosos e jovens, através de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, turismo e património, cultura e do apoio às atividades de ação social.

"Experience.NATURE TUA - Valorizar para Conhecer e Conservar" para Parque Natural do Vale do Tua é um projeto de ecoturismo, onde se pretende desenvolver o potencial da escalada, através da capacitação dos agentes locais.

"5S - A Energia dos 5 Sentidos", "Abrir o LEQUE em Mogadouro"," Junta te a nós - Não Fiques Parado", "CRI´Art - Oficina de Artes Gráficas" para Macedo de Cavaleiros, "Preparar para Socorrer" em Oliveira de Frades são os restantes projetos vencedores.

A novidade desta sexta edição do EDP Solidária Barragens é que as 77 candidaturas apresentadas a concurso puderam aceder a consultores voluntários para melhor prepararem os respetivos projetos.

"No total, houve 39 alunos e dez técnicos e professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança a trabalhar com as instituições", explicou a EDP, que classificou a parceria de "inédita" e que foi pensada para "reforçar competências das instituições e garantir aos universitários uma experiência mais aproximada da realidade social"

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário