segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

I Feira de Agrobom promove produtos locais

Este fim-de-semana realizou-se a primeira Feira da Caça de Agrobom, no concelho de Alfândega da Fé. Há 15 anos que tem lugar na freguesia uma montaria que atrai muitos caçadores e já se começa a tornar tradição no calendário da região.
Como complemento a esta montaria ao javali, a União de Freguesias de Agrobom,Valpereiro e Saldonha, organizou, em conjunto com a Associação de Promoção e Preservação da Caça VASFEC, e com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, este ano um certame. 
O presidente da união de freguesias, Eduardo Almendra, explica que o objectivo é aproveitar o grande afluxo de pessoas para divulgar os produtos locais. “Uma vez que a nossa montaria já envolve muita gente e desta forma promovemos os produtos da nossa terra. Assim estamos a ajudar as pessoas da nossa terra, há um desenvolvimento, quem nos vem visitar pode levar o que a nossa terra tem de bom”, explica o responsável autárquico. 
A passagem de mais de 300 pessoas pela pequena localidade, entre monteiros, acompanhantes e visitantes, imprime um dinamismo que a aldeia quer explorar de outra forma. 
Os oito expositores da localidade e do concelho que marcaram presença na estreia do certame aplaudem a iniciativa. “É de louvar e acho que onde haja montaria e para dinamizar as aldeias que estão sem gente é sempre um convívio agradável”, defende Pedro Bebiano, que se deslocou de Alfandega da Fé para vender fumeiro da sua cozinha regional. 
Para Manuela Figueiredo, artesã de Agrobom, “deviam fazer isto em todas as aldeias, se fosse possível”, porque é uma iniciativa que “dá oportunidade às pessoas de mostrar os seus produtos” 
A organização promete continuar a promover a feira nos próximos anos e espera poder fazer crescer o evento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário