Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pensadores que marcaram bispado de Miranda em debate em Picote

Estudar o pensamento, arte, cultura e sociedade no bispado de Miranda nos séculos XVI e XVII é o objectivo do colóquio organizado pela Frauga, associação para o desenvolvimento integrado de Picote em conjunto com o do instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
De acordo com José Meirinhos, professor desta instituição e natural de Picote, no concelho de Miranda do Douro, é importante trazer para o território a discussão sobre a importância deste período da história no desenvolvimento da região.
“O objectivo do encontro é tentar compreender a dinâmica social e económica que resulta do enriquecimento populacional que deu origem e atraiu a alguns pensadores e artistas”, refere. 
As jornadas que começaram ontem e se prolongam pelo dia de hoje, estão a centrar a discussão em torno de pensadores portugueses originários ou que viveram na região, nessa época. “Tiveram uma grande actividade na sua época e hoje são pouco conhecidos, apenas por especialistas, Diogo Teive, Cristóvão Gil e Oróbio de Castro”, salienta os investigadores. 
São nomes estudados pela unidade de investigação científica do instituto de filosofia da UP, que se pretende também fazer chegar ao conhecimento de um maior número de pessoas, através destas jornadas descentralizadas, em Picote, Miranda do Douro. 

Escrito por CIR (Onda Livre)

Sem comentários:

Enviar um comentário