segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Regulamentos do Programa Macedo Educar está em consulta pública

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros tem em consulta pública os projetos de regulamentos do “Programa Macedo Educar” e “Utilização/Cedência das Viaturas Municipais Pesadas de Passageiros”. Os Macedenses podem pronunciar-se até 15 de outubro, contribuindo com sugestões para os dois projetos de regulamentação, na subunidade de Atendimento ao Público e Tesouraria ou pelo endereço eletrónico geral@cm-macedodecavaleiros.pt. 

A proposta da autarquia, prevista no programa “Macedo Educar”, consagra o alargamento do apoio complementar na aquisição dos manuais escolares, aos alunos dos 2º, 3º ciclos e secundário, a instituição do prémio de mérito escolar aos alunos com melhores médias de cada ciclo do Ensino Básico e Secundário, assim como a atribuição de bolsas de estudo aos alunos mais carenciados do Ensino Superior.

Esta proposta alarga os apoios sociais do Município na área da Educação, já verificados nos diferentes níveis de ensino, na Alimentação, no Transporte Escolar, na Componente de Apoio à Família e na medida de atribuição gratuita de Manuais Escolares, bem como os respeitantes às Atividades de Enriquecimento Curricular, a todos os alunos do 1º Ciclo, independentemente do seu extrato social, implementada em 2015/2016 pelo segundo ano consecutivo.

O alargamento do apoio previsto pelo Município de Macedo de Cavaleiros verifica-se, assim, em: Manuais Escolares (2º, 3º Ciclos e Secundário) – em casos excecionais, devidamente fundamentados e mediante informação dos serviços competentes, a Câmara Municipal poderá atribuir aos alunos destes níveis de ensino, integrados no 1º e 2º escalão do abono de família, um complemento para manuais escolares de montante igual ou em percentagem do valor não comparticipado pelo ministério da tutela.

Prémios de Mérito Escolar 
Pretende apoiar a dedicação ao estudo e a promoção do saber como instrumento para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens, incentivando o reconhecimento público do mérito escolar, assiduidade e disciplina. Destina-se aos alunos que tenham concluído com mérito o 1º, 2º 3º ciclos e Ensino Secundário, de acordo com a indicação do Agrupamento de Escolas e do Colégio Ultramarino Nossa Senhora da Paz. O prémio traduzse, essencialmente, no reconhecimento público, podendo ser acumulado com outras regalias a definir anualmente, designadamente relativo à frequência gratuita de serviços, equipamentos municipais e outros.

Bolsas de Estudo para o Ensino Superior
Destina-se a alunos residentes no concelho, matriculados e inscritos no 1º Ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciatura ou mestrado integrado, que, de entre o aproveitamento escolar previsto, integrem agregados familiares inseridos nos escalões de rendimento de referência para atribuição do abono de família.

A autarquia pretende que o programa “Macedo Educar”, conforme previsto no artigo 47º do projeto, seja implementado já este ano letivo 2015/2016, que se apressa a começar, com prazos de candidaturas e de execução adaptados à data da sua presumível aprovação.

Regulamento de Cedência das Viaturas Pesadas de Passageiros 
O projeto deste regulamento, também em discussão pública, destaca o papel social de desenvolvimento das organizações de tipo associativo cultural, desportivo, recreativo ou outro. Considerando que os autocarros municipais são um dos meios importantes para a prossecução das atribuições e competências das organizações referidas, o regulamento previsto tem como objetivo estabelecer as normas de utilização e redefinir a ordem de prioridade e condições de utilização.

A proposta de regulamentação define, pelo menos 15 dias de antecedência da entrada do pedido, em relação à data de utilização. Os encargos a suportar pela entidade utilizadora estão previstos no Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais em vigor, sendo definidas, no Artigo 10º, as condições de isenção de que todas as entidades poderão beneficiar.

Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros (Nélio Pimentel)

Sem comentários:

Enviar um comentário