Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mais de mil diabos vão invadir as ruas de Vinhais este sábado

A vila de Vinhais prepara-se para ser invadida por mais de mil diabos . Pelo terceiro ano consecutivo, mil pessoas vestem-se de vermelho para recriar uma tradição associada à quarta-feira de cinzas. O ponto alto é amanhã com o desfile e procissão de mil pessoas vestidas de diabo.
O Município disponibiliza os fatos a quem quiser participar na festa, pelo valor simbólico de um euro. 
O vereador da cultura do Município de Vinhais, Roberto Afonso, descreve aquilo que os participantes podem esperar desta iniciativa, que considera única, a nível mundial. “O desfile começa depois da missa de imposição de cinzas, que acontece na igreja do Seminário. 
Ao longo do trajecto são recriados alguns quadros cénicos, com a participação de cerca de 50 actores profissionais, que ajudarão a quem esteja a ver e quem não conheça a tradição dos Diabos e da Morte de Vinhais, perceber o que é isto. A Morte anda na rua acompanhada por um exército de diabos e, com cintos, dão cinturadas às pessoas , para purificá-las. 
É uma tradição interessante, uma tradição única, sem par em qualquer parte do mundo. Tem algumas semelhanças, algumas tradições vizinhas mas, desta forma, é a única que é conhecida e que tem a particularidade de encerrar as festas de inverno que começaram curiosamente também no concelho de Vinhais, com a festa da Cabra e do Canhoto dia 31 de Outubro, em Cidões”. Os 7 Pecados Mortais, a Fuga do Inferno, o Julgamento ou a Revelação do Rosto da Morte são alguns dos momentos que vão ser dramatizados este sábado e que culminam com o Fim da Escuridão. 
No local haverá também tasquinhas e animação musical permanente, ao cargo dos Gaiteiros de Vinhais, até à hora do concerto com os “Galandum Galundaina” a que se seguirá a atuação do Dj Fernando Alvim. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário