A vila de Vinhais prepara-se para ser invadida por mais de mil diabos . Pelo terceiro ano consecutivo, mil pessoas vestem-se de vermelho para recriar uma tradição associada à quarta-feira de cinzas. O ponto alto é amanhã com o desfile e procissão de mil pessoas vestidas de diabo.
O Município disponibiliza os fatos a quem quiser participar na festa, pelo valor simbólico de um euro.
O vereador da cultura do Município de Vinhais, Roberto Afonso, descreve aquilo que os participantes podem esperar desta iniciativa, que considera única, a nível mundial. “O desfile começa depois da missa de imposição de cinzas, que acontece na igreja do Seminário.
Ao longo do trajecto são recriados alguns quadros cénicos, com a participação de cerca de 50 actores profissionais, que ajudarão a quem esteja a ver e quem não conheça a tradição dos Diabos e da Morte de Vinhais, perceber o que é isto. A Morte anda na rua acompanhada por um exército de diabos e, com cintos, dão cinturadas às pessoas , para purificá-las.
É uma tradição interessante, uma tradição única, sem par em qualquer parte do mundo. Tem algumas semelhanças, algumas tradições vizinhas mas, desta forma, é a única que é conhecida e que tem a particularidade de encerrar as festas de inverno que começaram curiosamente também no concelho de Vinhais, com a festa da Cabra e do Canhoto dia 31 de Outubro, em Cidões”. Os 7 Pecados Mortais, a Fuga do Inferno, o Julgamento ou a Revelação do Rosto da Morte são alguns dos momentos que vão ser dramatizados este sábado e que culminam com o Fim da Escuridão.
No local haverá também tasquinhas e animação musical permanente, ao cargo dos Gaiteiros de Vinhais, até à hora do concerto com os “Galandum Galundaina” a que se seguirá a atuação do Dj Fernando Alvim.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário