Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Autarca de Bragança insiste na necessidade de ligação à Puebla de Sanabria

O presidente do Município de Bragança insiste na necessidade de assegurar uma ligação condigna de Bragança a Puebla de Sanabria, em Espanha. Esta é uma reinvidicação antiga do autarca mas que poderá ganhar um novo fôlego, agora que o governo espanhol garantiu que o comboio de alta velocidade vai mesmo parar em Otero de Sanabria.
Hernâni Dias frisa que esta questão voltou a ser abordada pela comissão executiva do Eixo Atlântico, que integra 38 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, na última reunião, que decorreu este mês, na cidade do Porto. 
O autarca sublinha que é unânime o reconhecimento da importância desta ligação. “Mais uma vez foi reiterada a necessidade de construção da ligação Bragança-Puebla de Sanabria, como uma importante infra-estrutura de desenvolvimento do Norte de Portugal e da Região de Castilla y Léon, e que essa ligação deve ser construída e que haverá uma pressão da parte das entidades do lado português e espanhol para que isso possa ser uma realidade”, referiu. 
Recentemente, a ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, garantiu que a paragem do comboio de alta velocidade em Otero de Sanabria será uma realidade, perante os autarcas de Palacios de Sanabria e Puebla de Sanabria. Um motivo de esperança para o autarca brigantino. “Creio que estaremos no bom caminho para que as coisas conteçam”, acrescentou o autarca. 
Esta é também uma notícia recebida com agrado pelo Movimento DART, Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes que se envolveu activamente em iniciativas de defesa desta paragem, em conjunto com associações espanholas, como por exemplo manifestações ou o lançamento de uma petição online. 
Francisco Alves, deste movimento, não tem dúvidas que esta é uma vitória, não só dos espanhóis, mas de todos os transmontanos. “É uma resposta positiva ao trabalho que nós fizemos, também. Com a estação em Otero e o rasgar de uma via mais rápida até lá, Bragança ganha novos eixos de centralidade”, salienta. 
Prevê-se que as obras do AVE, a versão espanhola do TGV, estejam concluídas em 2018. A Associação de Defesa da Sanabria e Carballeda pediu já que a paragem em Otero de Sanabria tenha o nome de Porta de Sanabria/Trás-os-Montes, uma vez que servirá as populações das duas regiões. 
Enquanto isso não acontece, nesta altura, já é possível viajar em alta velocidade de Zamora a Madrid. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário