Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de abril de 2016

FENAREG aplaude modelo de regadio aplicado no concelho de Alfândega da Fé

A Associação de Regantes de Alfândega da Fé integra agora a Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG). A Federação promoveu um encontro nacional em Alfândega da Fé que contemplou a visita à área abrangida pelo regadio da barragem da Esteveinha, de forma a conhecer o modelo implementado.
Para o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e vice-presidente do Município, Eduardo Tavares, a partilha de experiências com associações de regantes de todo o país e o apoio prestado pela FENAREG “vão potenciar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do regadio no concelho”. 
O presidente da FENAREG, José Núncio, mostrou-se surpreendido pela realidade que encontrou em Alfândega da Fé e elogiou o papel que a autarquia tem desempenhado na implementação do sistema de regadio. 
O regadio em Alfândega da Fé ganhou um novo fôlego, depois das obras de requalificação do perímetro de rega da Barragem da Esteveinha, concluídas no final de 2014 e inauguradas no Verão passado. 
O projecto, da responsabilidade da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, demorou 5 anos a ser implementado e contou com o apoio de fundos comunitários. Veio solucionar um problema que durava há mais de 40 anos, em que o sistema de rega no perímetro desta barragem estava devoluto.
O presidente da Associação de Regantes de Alfândega da Fé espera que este trabalho tenha agora continuidade. Joaquim Ribeiro enaltece ainda o apoio do Município e o entusiasmo dos regantes neste processo. Actualmente, são beneficiados pelo regadio da Barragem da Esteveinha cerca de 600 hectares. 
O objectivo é ampliar esta rede, estando a ser analisado o projecto de implementação da 2ª fase do regadio de Alfândega da Fé, de forma a que possa ser candidatado a fundos comunitários.
Em cima da mesa, está a possibilidade de construir uma barragem no Planalto de Vilarchão e Parada e a reabilitação da barragem de Vale do Camba. 
Obras que rondam os 4 milhões de euros e cujo regadio deve abranger 800 hectares de terrenos agrícolas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário