Abril é mês de impostos. IRS e IMI entram no calendário que lhes é destinado. Macedenses pagam menos que os residentes noutros concelhos de toda a região.
Os trabalhadores por conta de outrem ou pensionistas têm este mês para entregar a declaração eletrónica de IRS (os trabalhadores das restantes categorias de rendimentos entregam em maio). As autarquias têm direito a receber 5% das verbas do IRS cobrado no concelho.
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros opta por atribuir o valor aos seus munícipes, conferindo-se num apoio direto às famílias Macedenses. É a autarquia que maior valor devolve aos seus cidadãos em Trás-os-Montes, destacando-se no Top 20 de todo o país.
Também o imposto sobre imóveis deve em abril ser pago, tanto a prestação única, como a primeira prestação, para valores a pagar acima de 250€. Igualmente neste imposto, os Macedenses são privilegiados relativamente aos residentes noutros concelhos da região.
A Câmara Municipal tem fixada a taxa de IMI no seu valor mínimo possível desde 2014, a que acrescentou, este ano, o conceito de IMI Familiar, aplicando também as reduções máximas previstas na lei. Além da taxa mínima de 0,3%, as famílias Macedenses com dependentes beneficiam de reduções de 10% (1 dependente), 15% (2 dependentes) e 20% (3 ou mais dependentes).
O Imposto Municipal sobre Imóveis e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares constituem-se como obrigações legais de impacto muito significativo nas famílias. Mercê da melhoria da sua situação financeira, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros opta por promover o alívio destes encargos fiscais, reforçando as condições de residência e fixação no seu concelho, destacando-se dos demais de Trás-os-Montes e, mesmo, de todo o interior do país.
NI-CM Macedo de Cavaleiros
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário