Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Autarcas transmontanos criticam exigência do Porto de reforço de fundos

 A distribuição dos fundos comunitários relativos aos planos estratégicos de desenvolvimento urbano – ou PEDU - está a causar polémica a Norte e a opor os autarcas do interior aos de 6 municípios do litoral, incluindo o Porto.
A situação já levou mesmo à exoneração do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes. 
O presidente desta cidade recusou mesmo assinar os contratos que estabeleciam a repartição das verbas do PEDU por 29 municípios da região, por estes não reflectirem os valores negociados individualmente por Rui Moreira com o Governo.
Perante esta situação, o presidente da CCDRN, Emídio Gomes, recusou-se a publicar o aviso para um novo concurso de acesso a fundos estruturais, ordenado pelo Governo. Emídio Gomes, que hoje esteve em Mirandela, não quis comentar directamente o caso, mas adiantou que o objectivo da CCDRN é “a defesa do colectivo”. 
O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, critica a atitude do autarca do Porto e considera que “se houver reforço das verbas do programa ele deve estar disponível para todos os municípios do Norte”. 
António Branco defende mesmo que o Porto não deve estar no mesmo grupo dos restantes municípios mais pequenos e considera que Rui Moreira teve uma atitude de“prima donna”. Já o autarca de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, defende mesmo que “o Porto nem necessitaria dos fundos em causa”. 
A questão esteve na origem da exoneração do presidente da CCDRN, já que o governo, não gostou da recusa de Emídio Gomes lançar um aviso para reforço das verbas inscritas na medida 9.1 do Programa Operacional (PO) do Norte, apenas para 6 municípios. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário