Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cerca de 10 toneladas de cereja foram vendidas este fim-de-semana em Alfândega da Fé

Festa da cereja, que decorreu no passado fim-de-semana, promove o fruto de Alfândega da Fé há 30 anos. Este ano foi considerado o pior de sempre, em termos de produção, com quebras superiores a 80 por cento.
O presidente da cooperativa de Alfândega da Fé, explica que, através da cooperação com produtores de concelhos vizinhos, nomeadamente do Vale da Vilariça, conseguiram-se cerca de 10 toneladas do fruto. Eduardo Tavares revelou ainda que há a intenção de fazer uma candidatura da cereja de Alfândega da Fé a Indicação Geográfica Protegida (IGP) que vai incluir também essa área geográfica. “Estamos a fazer um contacto com todos os produtores do concelho da região para assegurar 10 toneladas de cereja nesta festa. É cereja do concelho de Alfândega da Fé mas também dos concelhos limítrofes. Temos uma candidatura para apresentar, para atribuição de Indicação Geográfica Protegida à cereja de Alfândega  mas essa área geográfica é alargada á zona envolvente”, revelou o responsável, na abertura oficial da Festa da Cereja, na passada sexta-feira.  

Mesmo que ainda não tenha esse reconhecimento, a cereja de Alfândega da Fé conquista já consumidores de vários pontos do país e até da vizinha Espanha. “É uma cereja de qualidade muito boa. Vim de Santiago de Compostela (Espanha) para comprar cerejas. Foi a primeira vez mas, certamente, não será a última”, contou à Brigantia Teresa Robles.

Durante a Festa da Cereja, a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé apresentou ainda a nova imagem e o vinagre de cereja. Ao longo de quatro dias, milhares de pessoas passaram pela vila de Alfândega, não só para comprar cerejas mas também para assistir a concertos e outras actividades culturais. A festa terminou ontem com a 27ª edição do “Piquenicão”, a festa- convívio dos ouvintes do programa do “Tio João”, da Rádio Brigantia. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário