Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de junho de 2016

Festa do Orgulho Transmontano é já esta noite

Depois da polémica instalada com as declarações de José Cid, chegou a vez do povo de Trás-os-Montes demonstrar com atos e não palavras a força do orgulho em se ser transmontano.
A edição 2016 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé abriu portas a 9 de junho, mas só ontem foi inaugurado, oficialmente. A cerimónia, que teve lugar pelas 11 horas, contou com a presença de Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Num ano em que as quebras de produção de cereja são significativas e em que se registou um atraso na maturação do fruto, esta festa, em particular, traz as primeiras cerejas de época a Alfândega da Fé.

Naquela que é uma das mais antigas Festas temáticas do Nordeste Transmontano e que se tem vindo a afirmar como espaço de valorização e promoção do território e da sua identidade, esta é uma Festa que não se faz só de cereja e atrativos não faltam. Entre as Tasquinhas, o artesanato, produtos locais, animação e uma programação bastante diversificada tornam a Festa da Cereja de Alfândega da Fé numa verdadeira montra do concelho.

À cereja juntam-se os queijos, os enchidos, azeites, ervas aromáticas, produtos silvestres, compotas ou licores e até um Vinagre de Cereja, uma das novidades lançadas esta edição pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé.

O destaque de hoje, para além da Festa do Orgulho Transmontano, obviamente, vai também para a II edição do Encontro de Pastores. A iniciativa, que conta com a parceria de associações do sector como a ANCRAS e a ANCOTEQ, inclui um Concurso de Ovinos e Caprinos e uma Mostra de Cão de Gado Transmontano. “Pretende-se, assim, aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer atividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local”, refere a autarquia alfandeguense, em comunicado.

A Festa da Cereja concentra grande parte das atividades no Parque Municipal de Exposições. É por lá que passam os grupos culturais concelhios, responsáveis pela grande maioria da animação e é, também, onde se realizam os espetáculos musicais. A cantora Romana subiu ontem ao palco e, hoje, dia 11 de junho, a noite é transmontana com os Galandum Galundaina e Roberto Leal a darem voz ao orgulho de ser transmontano.

Mas a festa continua pela noite dentro no palco secundário, instalado numa tenda multiusos, onde irão atuar Carolina Torres e Performance Freak Out.

Amanhã, domingo, será a vez do Piquenicão da Cereja do Tio João trazer alegria aos mais velhos que o acompanham durante a semana no programa radiofónico que apresenta.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário