Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

"Violência: o pão nosso de cada dia" é o tema da 2ª edição do "Tua Escrita", em Mirandela

As várias formas de violência que ocorrem em solo transmontano é o tema da 2ª edição do “Tua Escrita”, que decorre amanhã no Parque do Império, em Mirandela.
Um encontro moderado pelo escritor Ernesto Rodrigues, natural de Torre de D. Chama, no concelho de Mirandela, que convidou a romancista Teresa Martins Marques e os transmontanos Jorge Golias, José Manuel Pavão, José Mário Leite e Telmo Verdelho para um debate com o tema “Violência: o pão nosso de cada dia?”.
Ernesto Rodrigues explica que, a partir do texto dos escritores e da experiência profissional dos convidados, pretende-se debater a realidade dos conflitos na região. “A partir dos nossos textos, seja de ficção, ensaio, investigação ou memória, que podemos debater um assunto que hoje está na moda, infelizmente, e que no nosso quadro antropológico, que conhecemos desde criança e desde há largas décadas. 
Por exemplo, os conflitos sociais que decorriam de quem tem o direito à água ou esquemas e vinganças por questões de honra. Portanto, a partir da realidade da nossa região, alargamos o debate para questões familiares, questões entre estados e outras matérias que são inerentes ao problema da violência”, referiu o autor. 
O escritor descreve alguns dos trabalhos dos participantes que serão o ponto de partida para o debate.“ O meu último romance tem a ver com o modo de dar a volta a estes problemas.Um dos convidados, José Mário Leite, estreia-se agora mesmo na ficção com a Morte de Germano Trancoso. Por exemplo, Jorge Golias, é um mirandense que publicou um livro sobre os primórdios do 25 de Abril, o "Capitães da Guiné", e portanto, será o mote para falar da relação difícil, por vezes, entre estados, entre nações a violência que se exerce de uns para com os outros que, por vezes, atinge o genocídio",explicou Ernesto Rodrigues. 
A religião, as relações e as emoções expressas pelos transmontanos sobre a forma de violência vão estar em debate amanhã, na Feira do Livro em Mirandela. 
Os protagonistas do “Tua Escrita” são autores transmontanos com obras inspiradas nestes temas, que estarão à venda no local. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário