Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Encontro de Rede de Bibliotecas reúne mais de uma centena de professores e bibliotecários em Bragança

Mais de cem professores, investigadores, bibliotecários e outros profissionais ligados às bibliotecas estão reunidos hoje e amanhã em Bragança, no II Encontro da Rede de Bibliotecas de Bragança.
De acordo com a coordenadora interconcelhia de Bragança da Rede de Bibliotecas Escolares, Rosário Caldeira, um dos objectivos deste encontro é debater novas formas de ensino e ajudar os alunos a tornarem-se digitalmente competentes. “Trazer mais valias aos professores da região, aos professores bibliotecários e a todos os professores em geral, para novas práticas no ensino, para uma forma diferente de aprender e de ensinar. Digamos, que constitui um momento de reflexão, de debate de estudiosos sobre a leitura, sobre a literacia e o mundo digital, que é um mundo dos nossos alunos, mas que têm de aprender a viver nele, porque eles são tecnologicamente competentes , mas não são digitalmente competentes . Portanto, ler o mundo, digamos que é, o mote deste encontro", referiu a responsável. 
A professora acrescentou ainda que "é muito importante dotar os alunos das competências necessárias para que eles possam efectivamente ler o mundo e virem a ser melhores pessoas e melhores profissionais”. Rosário Caldeira considera que a biblioteca escolar desempenha um papel fundamental para a formação dos alunos. No auditório Paulo Quintela, não serão debatidos apenas os livros. 
São vários os temas que são complementares à leitura.“Vão estar presentes especialistas em várias áreas, desde o cinema, à leitura, à literatura ou às ferramentas digitais, porque nós hoje não podemos associar só a leitura apenas ao livro. 
Vivemos um momento híbrido, em que o analógico vive par a par com o digital, e não é fácil", constata a professora, que destaca ainda o papel inclusivo da biblioteca escolar. "Há alunos que chegam a casa e não têm as ferramentas que outros têm. Cabe à biblioteca escolar promover a igualdade", frisou. 
Entre hoje e amanhã, mais de cem professores, investigadores, bibliotecários e outros profissionais ligados às bibliotecas estão reunidos, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário