Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Trás-os-Montes e Alto Douro com 600 mil euros para potenciar exportações

O projecto dispõe de 600 mil euros, 85% dos quais financiados pelos fundos comunitários, que serão divididos pelos três parceiros.
As três associações empresariais transmontanas vão aplicar 600 mil euros no projecto “Exportar +” que visa a valorização dos recursos deste território e potenciar a internacionalização das pequenas e médias empresas do Douro, Alto Tâmega e Trás-os-Montes.

O projecto, que será concretizado entre 2016 e 2017, foi apresentado esta semana em Vila Real.

“Este quer potenciar a exportação apenas de produtos que valorizem o território de Trás-os-Montes e Alto Douro”, afirmou Luís Tão, presidente da Nervir – Associação empresarial de Vila Real.

O responsável deu com exemplo de produtos os vinhos, os enchidos e os queijos, que são característicos deste território.

Referiu ainda que, numa primeira fase, o mercado prioritário é a Europa (França, Alemanha, Espanha) mas o objectivo é, também, “desbravar novos caminhos”.

Para potenciar as exportações, serão feitas missões aos países onde os “produtores se podem posicionar” e decorrerão ainda “missões inversas”, ou seja, os potenciais compradores e distribuidores serão convidados a vir ao território.

O “Exportar +” conta ainda com a parceria da Associação Empresarial de Bragança (Nerba) e a Associação Empresarial do Alto Tâmega (Acisat), e tem ligação às três comunidades intermunicipais deste território.

O projecto dispõe de 600 mil euros, 85% dos quais financiados pelos fundos comunitários, que serão divididos pelos três parceiros.

Este projeto decorre ainda da carta de compromissos assinada em julho de 2014, com o objetivo de promover um programa de desenvolvimento e unir a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

E este é também o terceiro projeto de exportação em que a Nervir está envolvida, depois do “Terras Altas de Portugal - Novos Horizontes” e o “Soul Wines – vinhos com alma”.

O “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes” é uma iniciativa das cinco associações empresariais dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Vila Real, Guarda e Bragança.

A ideia é, segundo os promotores, “contribuir para a sustentabilidade e crescimento do território” das cinco regiões envolvidas com a “promoção internacional das suas empresas e produtos, ou serviços, contribuindo para melhorar a competitividade das empresas”.

O “Soul Wines” dispõe de 1,2 milhões de euros para a internacionalização dos vinhos da Região Demarcada do Douro, tem a duração de dois anos (2016/2017) e, no seu âmbito, estão a ser realizadas missões a feiras e eventos com o objetivo de promover os vinhos do Douro e Porto, dos produtores aderentes ao programa.

Luís Tão explicou que estes projetos visam aproveitar o novo quadro comunitário de apoio que é “muito virado para a exportação”.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário