Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Vinhais - Fábrica de transformação de bagaço de azeitona prevista para Rebordelo

Uma empresa com sede em Matosinhos quer investir no concelho de Vinhais e construir, na freguesia de Rebordelo, um complexo fabril para transformação de bagaço de azeitona. O projeto, cuja entidade promotora é a firma Cálculo de Vanguarda, prevê um investimento inicial de dois milhões de euros e a criação de 12 postos de trabalho, número que deverá aumentar anualmente com o decorrer da campanha da azeitona.
A fábrica ainda não está instalada mas já dá azo a polémica, estando a ser dinamizado um abaixo-assinado nas freguesias de Rebordelo e Vale das Fontes contra a sua instalação e com a intenção de a impedir. "Estamos a recolher assinaturas junto da população destas duas aldeias, e ainda em Nozedo de Baixo, uma vez que a ribeira que atravessa o terreno para onde está prevista a fábrica, que deverá servir para descarga dos efluentes, passa nesta localidade", explicou Carlos Costa, natural de Vale das Fontes, e anterior presidente da concelhia do PSD de Vinhais, que promete enviar o documento ao governo, parlamento e instâncias europeias.
A assembleia municipal de Vinhais reconheceu o interesse municipal do projeto, como se pode ler na ata n 1/2006, data de 29 de fevereiro, mediante a aprovação de uma proposta nesse sentido, tendo em conta a importância do investimento a realizar e ao número de postos de trabalho direto a criar no concelho. "Atendendo a que o município de Vinhais tem pautado a sua atuação pela promoção e incremento do desenvolvimento económico e social do concelho e independentemente do cumprimento das disposições legais aplicáveis, nomeadamente ambientais e do disposto nos instrumentos de gestão territorial", refere a ata.
Outro entendimento têm os subscritores do abaixo-assinado, que consideram que os prejuízos ambientais não compensam.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário