No próximo domingo, a aldeia de Franco, no concelho de Mirandela, vai ser palco da primeira edição da "Feira da Jeropiga e Produtos da Terra". Passa a ser a 16ª feira do calendário anual do concelho mirandelense ligado a um produto ou património de referência das freguesias.
Paulo Pontes, presidente da união de freguesias de Franco e Vila Boa, explica que a realização do certame "será uma espécie de teste para aferir da possibilidade de vir a realizar-se anualmente".
O autarca explica a razão de associar a jeropiga a esta feira. "Na altura do Natal, vendia-se muita jeropiga e muitas pataniscas de bacalhau na Feira do Franco. Era uma feira de grande convívio e tradição. Eu costumo dizer que, antigamente a feira do Franco era 'o hipermercado da região´', uma vez que vinham todos os vendedores de produtos da montanha.
O Objectivo é reavivar, de alguma forma, esta tradição, permitindo às pessoas da terra que escoem os seus produtos", referiu.
A primeira edição da feira da jeropiga e outros produtos da terra vai decorrer, no domingo, no Franco, com a presença de duas dezenas de expositores. Uma iniciativa da união de freguesias de Franco e Vila Boa, com o apoio do Município de Mirandela.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário