Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Encontro de Máscaras reuniu 20 grupos de mascarados de Portugal e Espanha em Mogadouro

Aproxima-se o solstício de Inverno e as tradicionais festas dos rapazes marcam o calendário nesta época no distrito de Bragança. E em Mogadouro começa já a ser tradição o encontro de máscaras, que este ano reuniu cerca de 20 representantes das tradições de inverno de vários pontos do nordeste transmontano, mas também do país e de Espanha.
Num desfile pelas ruas da vila na tarde de sábado, acompanhados pelos sons de grupos de gaiteiros, os caretos e mascarados trouxeram a animação e tropelias que lhes são características.

O autarca mogadourense, Francisco Guimarães, entende que esta é uma forma de honrar os rituais ancestrais, em particular os do concelho, dando-os a conhecer.

“Este é o quarto encontro, com a Espanha representada, estão presentes dois grupos de máscaras das Astúrias. Hoje as pessoas já se habituaram, já estão cientes de que é importante este evento, juntando a esta época natalícia a identidade do povo do concelho de Mogadouro”, frisou.

O presidente do município destaca ainda que o encontro tem vindo a ganhar mais participantes e espera que a notoriedade da às tradições leve mais pessoas a testemunhar nos locais de origem cada uma das festas dos rapazes.

“O desfile este ano é um bocadinho maior em relação aos anos anteriores tem-se vindo a notar cada vez mais a adesão dos grupos de máscaras. E o importante é que consigamos, já que se aproximam as datas festivas do solstício no nosso concelho, que as pessoas procurem na data própria nas localidades para que vão assistir aos rituais ancestrais”, disse em jeito de convite o autarca.

O desfile de mascarados terminou com uma queimada galega.

Este sábado foi ainda inaugurada uma exposição de Isidro Rodrigues sobre as máscaras da Aveleda, Bragança, que integram também o encontro, e que estará patente no posto de turismo. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário