Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Feira do Fumeiro esgota capacidade hoteleira em Vinhais e nos concelhos vizinhos

Já começou a trigésima sétima edição da Feira do Fumeiro, em Vinhais. O certame, que anualmente atrai milhares de pessoas de todo o país, tem em destaque um produto que movimenta cerca de seis milhões de euros por ano, no concelho.
São cerca de 400 os expositores que por estes dias vendem fumeiro e outros produtos. As portas abriram na tarde de ontem e de acordo com o presidente do município, Américo Pereira, por estes dias a hotelaria do concelho de Vinhais e concelhos dos vizinhos está esgotada.

“A fileira do fumeiro tem um retorno económico directo de mais de 6 milhões de euros, e há todo um potencial que não é possível avaliar em concreto que tem a ver com o facto de neste momento estar completamente esgotada a capacidade hoteleira deste concelho e dos limítrofes. E essas pessoas voltam no resto do ano”, explicou.

A cerimónia oficial de abertura decorreu ao final da tarde de ontem e contou com a presença de representantes de várias entidades oficiais, entre as quais da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, da DGAV, da ASAE e autarcas da região. Também presente esteve o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Freire de Sousa, que considerou que o fumeiro de Vinhais é um exemplo.

“Destaco, por um lado, a grande dinâmica que revela, dinâmica local e que movimenta valores expressivos e por outro lado a organização. Acho que é um exemplo de uma coisa que existe de forma desmultiplica em muitas zonas do país, que é a dinâmica da economia local”, refere.

No primeiro dia de feira, as expectativas dos produtores estavam alta, já que esperam esgotar o stock de fumeiro na feira. Ainda assim admitem que se dedicam a esta actividade não tanto pelo lucro mas mais pelo gosto.

Até domingo, a principal atracção de Vinhais é o fumeiro e este ano há novidades a nível gastronómico com inovações como o rocher de alheira.

Outros destaques da edição deste ano da Feira do Fumeiro de Vinhais é o regresso do concurso de porcos de raça bísara e ainda os espectáculos musicais da fadista Raquel Tavares esta noite, e dos Dama, no sábado, dia 11 de Fevereiro.

Está ainda agendada para a manhã de sábado uma visita à feira do primeiro-ministro, António Costa. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário