Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Igreja onde se acredita que casou D. Pedro e D. Inês de Castro recebe hoje os casais brigantinos

Hoje, dia em que se comemora o S. Valentim, um pouco por todo o mundo, a diocese de Bragança-Miranda decidiu celebrar o amor, de forma diferente. A igreja de S. Vicente, em que se acredita que se celebrou o casamento entre D. Pedro e D. Inês de Castro é o local escolhido para celebrar uma eucaristia sob o lema “Felizes os que amam”.
Os casais brigantinos são convidados, desta forma, a uma iniciativa marcada pela originalidade. “Pareceu-nos que celebrar, como se celebra por aí, o dia dos namorados era muito redutor. Tentamos celebrar o amor no seu conjunto, nas manifestações todas que ele tem, celebrar Deus como fonte do amor. Esta iniciativa é para namorados, noivos, casados, consagrados… Temos esta eucaristia e no final uma bênção especial para todas as pessoas que acreditam e querem viver o amor autêntico e verdadeiro”, explicou o padre Sobrinho Alves.

Apesar de não haver uma confirmação oficial de que o casamento de D. Inês e D. Pedro tenha acontecido nesta igreja, em 2013, o Município de Bragança colocou um painel de azulejos alusivo ao tema, da autoria de Pedro Nuno.

Ainda assim, o padre Sobrinho Alves, da Unidade Pastoral Nossa Senhora das Graças admite que o local pode servir para potenciar o turismo religioso. “As lendas são lendas, valem o que valem… Mas, para os lugares, pode ser vantajoso. Há muitos países que aproveitam este tipo de lendas para potenciar o turismo religioso e dar a conhecer o nosso património”, reforçou.

Depois da eucaristia, marcada para as 19 horas, segue-se um jantar num restaurante da cidade,   com acompanhamento musical e recitação de poemas. Escrito por Brigantia. Foto igreja: Município de Bragança. Foto painel de azulejos: Diocese de Bragança-Miranda. 

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário