Hoje, dia em que se comemora o S. Valentim, um pouco por todo o mundo, a diocese de Bragança-Miranda decidiu celebrar o amor, de forma diferente. A igreja de S. Vicente, em que se acredita que se celebrou o casamento entre D. Pedro e D. Inês de Castro é o local escolhido para celebrar uma eucaristia sob o lema “Felizes os que amam”.
Os casais brigantinos são convidados, desta forma, a uma iniciativa marcada pela originalidade. “Pareceu-nos que celebrar, como se celebra por aí, o dia dos namorados era muito redutor. Tentamos celebrar o amor no seu conjunto, nas manifestações todas que ele tem, celebrar Deus como fonte do amor. Esta iniciativa é para namorados, noivos, casados, consagrados… Temos esta eucaristia e no final uma bênção especial para todas as pessoas que acreditam e querem viver o amor autêntico e verdadeiro”, explicou o padre Sobrinho Alves.
Apesar de não haver uma confirmação oficial de que o casamento de D. Inês e D. Pedro tenha acontecido nesta igreja, em 2013, o Município de Bragança colocou um painel de azulejos alusivo ao tema, da autoria de Pedro Nuno.
Ainda assim, o padre Sobrinho Alves, da Unidade Pastoral Nossa Senhora das Graças admite que o local pode servir para potenciar o turismo religioso. “As lendas são lendas, valem o que valem… Mas, para os lugares, pode ser vantajoso. Há muitos países que aproveitam este tipo de lendas para potenciar o turismo religioso e dar a conhecer o nosso património”, reforçou.
Depois da eucaristia, marcada para as 19 horas, segue-se um jantar num restaurante da cidade, com acompanhamento musical e recitação de poemas. Escrito por Brigantia. Foto igreja: Município de Bragança. Foto painel de azulejos: Diocese de Bragança-Miranda.
Sara Geraldes
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário