Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Produtores da alheira de Mirandela criam associação para promover o produto além-fronteiras

Um ano depois da Comissão Europeia (CE) ter classificado a Alheira de Mirandela (AM) como um produto IGP (indicação geográfica protegida), vai ser criada, em breve, a Associação de Produtores da Alheira de Mirandela (APAM).
A ideia é “adotar uma estratégia concertada de promoção e de preservação da qualidade do produto ex-libris do concelho, que possa abrir as portas da internacionalização de uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa”, explica Jorge Morais, presidente da direção da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade gestora da AM.
Aproveitando a realização da feira da alheira, no passado fim-de-semana, foi anunciada a constituição da APAM, que vai integrar, na fase inicial, a própria ACIM, como entidade gestora, e as quatro empresas que estão habilitadas a produzir alheira de Mirandela IGP, mas espera que seja possível triplicar o número de associados. “Vamos sensibilizar outras fábricas e cozinhas regionais para enveredarem pelo processo da certificação com a intenção de toda a fileira se unir em torno de um produto que pode dessa forma ganhar escala e poder candidatar-se a fundos comunitários para projetos que visem a promoção e preservação da qualidade”, refere.
Pedro Caldeira, da empresa Topitéu, e Tiago Ribeiro, das alheiras Angelina, são responsáveis por duas das quatro unidades que produzem alheira de Mirandela IGP, e não têm dúvidas das mais-valias que a APAM pode vir a trazer para o produto ex-libris do concelho.
“É bom para defender a qualidade da nossa alheira e para todos lutarmos pelo mesmo objetivo de levar a alheira a todo o mundo de uma forma organizada e concertada”, afirma Pedro Caldeira.
“Não tenho dúvidas que podemos fazer coisas interessantes numa perspetiva mais global e com uma estratégia que possa b beneficiar a alheira, mas também a cidade”, adianta Tiago Ribeiro.
A APAM tem ainda a perspetiva de criar a confraria da alheira de Mirandela e elaborar pacotes ligados ao turismo gastronómico, atraindo cada vez mais visitantes à cidade do Tua.

Fernando Pires
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário