Número total de visualizações do Blogue

9118746

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de abril de 2025

𝐗𝐗𝐕𝐈𝐈𝐈 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐎𝐯𝐢𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐚𝐜̧𝐚 𝐂𝐡𝐮𝐫𝐫𝐚 𝐆𝐚𝐥𝐞𝐠𝐚 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬𝐚 𝐞 𝐗 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐚𝐝𝐨 𝐓𝐫𝐚𝐧𝐬𝐦𝐨𝐧𝐭𝐚𝐧𝐨

 À semelhança dos anos anteriores, o Município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa e com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano e do Clube Português de Canicultura, vai dinamizar, no próximo dia 4 de abril, no Mercado de Gado de Malhadas, o XXVIII Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o X Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano.


O evento tenciona, promover, valorizar e divulgar ambas raças autóctones, símbolos do Planalto Mirandês, bem-adaptadas às condições edafoclimáticas e parcos recursos existentes. A competição salutar entre os diversos criadores e a partilha de experiências, promove o conhecimento e a orientação para a produção, com vista ao melhoramento animal e à manutenção e crescimento dos seus efetivos.

De destacar que, ambas raças são, detentoras de caraterísticas próprias associadas ao mundo rural e à pastorícia, baseadas numa estreita e forte relação entre as populações residentes, a natureza e os ecossistemas, sendo merecedoras de reconhecimento e da adoção de medidas bem organizadas e abrangentes, que garantam os estímulos e o suporte necessários à atividade agropecuária e ao desenvolvimento social, económico e cultural da região. Neste contexto, é imperativo atrair novos criadores que revitalizem a pastorícia e confiem no legado dos seus antepassados, contribuindo, desta forma, para a revitalização do interior e das suas peculiaridades.

Sem comentários:

Enviar um comentário