Yasmin Levy |
Os mais de dois milénios de presença judaica no território hoje português marcaram de forma indelével a História e a Cultura, no fundo a identidade e os ideários. Da política à economia, das artes e da ciência aos mais simples usos e costumes, existem hoje inúmeras marcas da sua presença e influência, património cada vez mais valorizado, redescoberto e passível de ser usado de forma muito positiva nas dinâmicas de desenvolvimento e coesão territorial.
A região de Trás-os-Montes, possui um conjunto de características favoráveis ao desenvolvimento de uma estratégia de afirmação de uma diversidade cultural assente num património imaterial de um passado judaico-cristão ainda presente.
A dinamização patrimonial e identitária sefardita pode ser um polo fundamental na recriação de ligações de Bragança aos polos de maior desenvolvimento mundial, seja Nova Iorque ou a Malásia, notáveis zonas do planeta onde existem muitos sefarditas.
Aliás, o desenvolvimento de uma estratégia sólida de contacto com famílias judias possivelmente oriundas de Bragança pode ser, sem dúvida, uma forma muito efectiva de cativar investimento e de colocar a cidade no mapa das prioridades, não apenas turísticas.
Assim, o importante contributo científico desenvolvido pelo Museu Abade Baçal, e em particular o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste transmontano, e Bragança Sefardita - Memorial e Centro de Documentação, deverão ser vistos apenas como o início do processo de redescoberta e reconhecimento de uma cultura que ajudou a forjar a identidade transmontana.
Projeto
Com o património, material e imaterial, assinalado, e com a vasta e profunda herança atestada em imensa bibliografia especializada, Bragança deve alavancar o seu desenvolvimento em vários pilares, sendo que um dos mais diferenciadores é, com toda a certeza, a referida herança sefardita.
Com uma diáspora na casa dos largos milhares de descendentes de judeus e cristão-novos fugidos de Portugal, a cidade brigantina tem um património humano, de possível atractividade, imenso e de dimensão cultural, financeira e económica a merecer muito cuidada avaliação.
De facto, a par do desenvolvimento possibilitado pelo polo universitário, bem como de algumas indústrias, a ligação de Bragança a todo o planeta através de descendentes de judeus da região pode ser um elo de sentimentos que potencie de forma única o desenvolvimento da região, catalisando e centralizando as memórias, os afectos e o recorrente desejo de encontrar as “raízes” familiares.
Este evento/projeto surge no seguimento de reflexões que apontam para a implementação de uma estratégia para este território - a sua valorização e internacionalização -, partindo da promoção dos equipamentos culturais sobre a Cultura Judaica e Sefardita em Bragança: o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano; Memorial e Centro de Documentação, Bragança Sefardita. Mas também do Património material e imaterial com Vestígios e referencias à cultura judaica e sefardita na região de Trás os Montes, tais como: Museu Abade de Baçal, rio Fervença, rua de judiarias, aldeia do Cação, Mogadouro, Cortiços, Chacim, etc.
Propõe-se um grande evento, durante 4 dias, de carácter internacional, com 4 grandes objectivos:
Sensibilizar o Turismo Cultural Religioso judaico (nacional e internacional); Trazer a Bragança figuras de renome internacional judaicas e sefarditas, numa ligação com Espanha: artistas, investigadores, historiadores, investidores, descendentes sefarditas; Provocar impacto nos media especializados e generalistas sobre a importância da cultura sefardita, num passado recente, e no nosso futuro próximo, (re)colocando Bragança nas Rotas internacionais, através de uma nova centralidade.
Programa
Exposições
15.06 – 15.09.2017
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
—
Dvora Morag, artista Israelita, apresenta “Disruptive Order” numa exposição e instalação em arte têxtil contemporânea.
Graça Morais, artista transmontana, apresenta un conjunto de obras da sua série “O Medo”.
Centro de Fotografia Georges Dussaud
—
Georges Dussaud, França. Exposição de Fotografia da sua coleção sobre os rituais, o quotidiano, os ofícios, a paisagem de Bragança, muitos deles ligados aos rituais sefarditas.
Orlando Ribeiro (CEG), Portugal. Exposição de trabalho artístico, documental e/ou científico (geografia) com base em registos fotográficos sobre o território de Trás-os-Montes.
Museu Abade de Baçal
—
“Quando as periferias são centros: a indústria de tecelagem e das sedas”
Exposição documental e etnográfica com base na produção e indústrias da seda, na época de auge da exploração setecentista.
Centro Ciência Viva
—
Exposição e actividades – serviço educativo – sobre estórias de personalidades ligadas à ciência e cultura Sefardita como por exemplo, Dr. Mirandela, Jacob e Castro Sarmento, Jacob Rodrigues de Pereira (referenciados na exposição do CICS).
Mostra de Cinema Judaico
15 – 16.06.2017
Jardim Centro Arte Contemporânea Graça Morais
—
Cinema ao ar livre às 22h
Mostra de cinema judaico-sefardita
documentários e curtas + ficção – em estreita colaboração com a JUDAICA – Mostra de Cinema (Lisboa) e com curadoria de Elena Piatok, diretora.
Congresso Internacional
15 – 17.06.2017
Auditório do Teatro Municipal de Bragança, Auditório C. C. Adriano Moreira, Auditório Paulo Quintela
—
“Identidade e Memória Sefardita: História e Actualidade”
Pretende-se, assim, colocar a cidade enquanto centro incontornável da reflexão sobre a memória e o património judaico em Portugal e em todo o Norte da Península Ibérica.
Mercadinho Kosher
18.06.2017 10-19h
Praça da Sé
—
Um dos campos mais sólidos de desenvolvimento económico imediato no campo do mundo sefardita é, obviamente, o da comida kosher certificada.
Produtos Kosher – Turismo Cultural e Criativo (divulgação das rotas + aldeias + serviços) – Welcome to Bragança (dirigido a descendentes sefarditas…) – Animação teatral de rua
Música Sefardita
Jardim Centro Arte Contemporânea Graça Morais
—
15.06.2017, 20h
Herança Longínqua duo
Após inauguração das exposições e no término do percurso pela “Rua dos Museus” será realizado um concerto íntimo, com voz, violoncelo e percussão, numa criação de canções sefarditas, com Magna Ferreira (voz e percussão) e Jed Barahal (violoncelo).
Castelo de Bragança
—
17.06.2017, 22h30m
Yasmin Levy
Cantora e artista Israelita, “a extraordinária intérprete de música Ladino, que com grande dramatismo produz ecos do fervor do Flamenco Espanhol, Tango Argentino e do “blues” do Fado Português.”
Entrada (5,00€)
– TicketLine
– Loja Turismo de Bragança (e locais habituais)
Informações
Alojamento
A organização fez um acordo com alguns hotéis para alojamento dos visitantes com preços reduzidos. Mencione no momento da reserva a participação no Congresso Internacional para usufruir das tarifas.
Hotel São Lázaro ***
E-mail: reservas.hsl@hotelsaolazaro.com
Telefone: +351273302700
www.hotelsaolazaro.com
Hotel Tulipa **
E-mail: hotel.tulipa@hotmail.com
Telefone: +351273331675
www.tulipaturismo.com
Pousada de Portugal S. Bartolomeu (charme)
E-mail: guest@pousadas.pt
Telefone: +351273331493
www.pousadas.pt
Hotel Nordeste Shalom **
E-mail: hotel.nordeste.shalom@gmail.com
Telefone: +351273331667
www.hotel-shalom.com
Outros Hotéis em Bragança:
Hotel Ibis ***
E-mail: h3338@accor.com
www.ibis.com
Pousada da Juventude de Bragança
E-mail: braganca@movijovem.pt
www.pousadasjuventude.pt/braganca
Como chegar a Bragança
De carro
Acesso | Distâncias | Tempo
Porto - 208 Km | 02h00m - A4
Covilhã – 224 km | 2h21m - A23 | IP2 | A4
Lisboa - 509 Km | 04h53m - A1 | A24 | A4
Zamora – 100Km | 1h13m - N122/E82 | A4
Valladolid - 200 Km | 02h10m - E.80/A-62 | A-11 | N122/E82 | A4
Vigo - 256 Km | 03h07m - A52- ZA-L-2698 | N308
Madrid - 353 Km | 03h42m - A6/AP-6/A-11 | N122/E.82 | A4
De Bus
Rodonorte
do Porto 3h (aprox) | de Lisboa 6h30m (aprox)
Rede Expressos
do Porto 3h (aprox) | de Lisboa 6h45m (aprox)
Auto Viação do Tâmega
do Porto 4h (aprox) | de Lisboa 9h
Via Aérea
Aero Vip - Cascais/Bragança (1h30m)
Posto de Turismo Municipal de Bragança
Avenida Cidade de Zamora, 5300-111 Bragança
Tel: (+351)273381273 | E-mail: turismo@cm-braganca.pt
Contato
Terra(s) de Sefarad:
sefardi.international.congress@gmail.com
terrasdesefarad.producao@gmail.com
Organização e Produção:
Ideias Emergentes - Produção Cultural, CRL
imergentes@gmail.com
Subscreva a newsletter
Loja Turismo de Bragança
Telefone: +351 273240020 | +351 934491460
Quarta a Domingo - 9.30h às 13.00h | 14.00h às 17.30h
in:terrasdesefarad.com
Sem comentários:
Enviar um comentário