Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

II Feira da Agricultura arranca hoje em Macedo de Cavaleiros

Há uma tendência para investir na agricultura, e para que o setor contribua para a fixação de população nas zonas de baixa densidade.
Opinião de Teresa Silveira, jornalista no jornal Vida Económica, que vai ser moderadora e oradora no seminário “Agricultura – um Futuro com Sucesso?”, marcado para este domingo, em Macedo de Cavaleiros.

“Eu penso que podemos falar das duas coisas. Nas várias regionais do país e nas várias camadas da população, mas sobretudo nos jovens agricultores, tem-se notado uma aposta neste setor agrícola e agro-alimentar.

Mas, por outro lado, também se pode e deve falar de um setor de atividade que tem futuro no nosso país. Esta Feira da Agricultura de Trás-os-Montes e este painel de debate que vamos organizar no domingo de manhã tem como objetivo debater estas matérias da agricultura, fazer perceber qual é o futuro deste setor.”
Uma ação que consta nas novidades da II Feira da Agricultura de Trás-Os-Montes, que começa hoje, e que se prolonga por todo o fim-de-semana.

E perante o aumento do associativismo registado no concelho, nomeadamente na Cooperativa Soutos os Cavaleiros, que em dois anos duplicou o número de produtores inscritos, Teresa Silveira só vê vantagens nesta ligação em rede.

“Têm todas as vantagens em estar ligados em rede. Porque por muito conhecimento que a pessoa possa ter do setor e das técnicas de produção, a nível comercial e de gestão, estar envolvido numa associação ou numa cooperativa tem todas as vantagens, desde logo porque abre canais ao nível da distribuição, ter acesso a mais contactos, ter acesso à nova legislação, produtos e mercados. Novas formas, no fundo, de estar no mercado”
Considerações sobre o setor agrícola no dia em que arranca a segunda feira dedicada ao mundo rural, em Macedo de Cavaleiros.

Ao longo de três dias, estão em destaque as raças autóctones, as produções da região e as novidades na área da mecanização.

Também a apicultura tem lugar neste certame. Antes, sábado, acontece um workshop sobre abelhas rainhas. Parte da atividade acontece no Museu do Mel e da Apicultura, situado aos pés da Serra de Bornes.

É lá que encontramos Francisco Rogão, presidente da Associação de Apicultores A Seita d’ Abelha, que organiza esta ação.

“No sábado a parte teórica vai ser de manhã, e a prática aqui (no Museu do Mel e da Apicultura).

Vão poder ver como se fazem enxames a partir de um pacote de abelhas, que é um conjunto de abelhas sem rainha. Estará dois dias orfanizado, findo esse tempo colocam-se numa colmeia com uma rainha e arranca um enxame novo.

Quem vier ao museu pode ser colmeias de outros países, antigas, decorativas, e tem uma em vidro, onde se pode observar em segurança a atividade das abelhas. E podem ser como se produz mel, aqui no campo.”
Um museu ao ar livre, aberto há 5 anos, soma um balanço positivo. É provavelmente o único do género no país, e não passa despercebido, além dos amantes da apicultura, a estudantes e turistas.

“Vêm cá muitos estudantes, muita gente para formação. Espaço como este no país penso que não existe nenhum. Muitos vêm por curiosidade, outros para aprender alguma coisa. É um sítio agradável para quem gosta de abelhas.

Este museu existe desde 2012, e o balanço é balanço positivo. Os visitantes chegam principalmente de Portugal e de Espanha. No primeiro e segundo ano, passaram por cá todas as escolas do concelho, e regularmente excursões passam por aqui.”
Um seminário sobre o setor agrícola e um workshop voltado para a apicultura fazem parte do cartaz da II Feira Agrícola de Trás-os-Montes, a decorrer desde hoje e até domingo no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

A Rádio Onda Livre e a Onda Livre TV vão marcar presença nos três dias do certame.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário