Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

IMI mínimo e os 5% IRS para os munícipes de Vila Flor

A Câmara de Vila Flor vai, pela primeira vez, devolver em 2018 aos contribuintes do concelho transmontano, a totalidade dos cinco por cento de IRS a que tem direito e continua a aplicar a taxa mínima de IMI.
A novidade no orçamento para 2018 é, como disse hoje à Lusa o presidente da Câmara, Fernando Barros, a devolução dos cinco por cento do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), correspondendo ao prometido na campanha eleitoral, em 2017, ano em que o município entregou aos contribuintes três por cento do valor que recebia.

Os proprietários de imóveis neste concelho do distrito de Bragança, com menos de 6.700 habitantes, vão continuar a pagar as taxas mínimas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), como consta do Plano e Orçamento para 2018, já aprovado pela Assembleia Municipal.

A Câmara apresenta para este ano um orçamento de quase 14,5 milhões de euros, mais 365 mil euros que em 2017, e que reflete o conjunto de obras já anunciadas num valor global de 20 milhões de euros, algumas em execução e outras à espera da aprovação de candidaturas a fundos comunitários.

A nova barragem de Freixiel destinada a regadio é o projeto de maior envergadura, no valor de 10,8 milhões de euros, que se encontra ainda dependente da aprovação da candidatura.

O concelho que aparece nos 'rankings' dos melhores desempenhos dos municípios portugueses, nomeadamente em termos de eficiência financeira, está à espera do visto do Tribunal de Contas para lançar outra obra emblemática de 1,1 milhão de euros, concretamente o centro de Encontro de Artes Graça Morais, com o nome da pintora portuguesa natural deste concelho.

A requalificação da Praça da República, que custará 650 mil euros consta também dos projetos, assim como a requalificação da escola do 1.º ciclo e pré-escolar, no valor de 1,6 milhões de euros, e mais meio milhão para a requalificação da secundária, estas últimas com as obras já em curso.

A autarquia propõe-se também concluir a segunda fase da rede pedonal e ciclável entre a vila sede de concelho e a barragem do Peneireiro, onde se encontra o parque de campismo e investir 325 mil euros em mais 30 quilómetros de percursos pedestres para visitação do território.

Os novos percursos vão acrescentar aos 20 quilómetros de trilhos já disponíveis e articular-se com a oferta existente na área do Parque Natural Regional do Vale do Tua, do qual este município também faz parte.

O presidente da Câmara quer também iniciar o processo para a construção de um pavilhão multiatividades para eventos e para os bombeiros de Vila Flor recolherem as viaturas. O novo equipamento está pensado também para servir de base de apoio logístico à Proteção Civil na época crítica de incêndios florestais com camaratas e espaço para refeições.

Nos investimentos previstos constam também a intervenção para a eficiência energética no bairro social com 30 habitações e no edifício dos Paços do Concelho, assim como a requalificação da rede de saneamento e alargamento do abastecimento de água a parte do concelho.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário