Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Macedo recebe a primeira competição do Mundo com Águias-Reais

O concelho de Macedo foi o palco escolhido para realizar a primeira competição do mundo de caça com Águias-reais.
Uma atividade inserida na XI Copa de Cetraria que está a acontecer este sábado e domingo num espaço contíguo ao Santuário de Santo Ambrósio em Vale da Porca. O espanhol José Perez, Diretor de Prova, fala mais sobre esta prática pioneira.

“Temos a novidade de realizar pela primeira vez no mundo uma competição de caça com Grandes Águias-Reais.

É uma prova de baixo voo, as águias estão sempre na luva do falcoeiro, e assim que sai a lebre tem de voar rapidamente atrás dela. Amanhã (domingo), em vez de lebres, as águias vão voar atrás de coelhos.”

Este ano são 80 os falcoeiros a participar na Copa Ibérica de Cetraria, uma adesão que tem vindo a crescer ao longo dos onze anos de participação na Feira da Caça, e, embora os adeptos vindos de Espanha estejam em maior número, têm-se notado um aumento de portugueses nesta prática cinegética.

“35% a 40 % dos falcoeiros são portugueses e os restantes 60 % vêm de Espanha.

Embora esteja a ser um processo lento, a verdade é que se notam cada vez mais portugueses aqui da zona a ganhar o gosto pela atividade.”

O facto de Espanha ter mais espaços abertos do que Portugal faz com que, na opinião do diretor de prova, a atividade seja preferida pelos Espanhóis.

“A verdade é que Espanha tem espaços mais abertos, como nas zona de Valladolid, Zamora, Andaluzia e Castilla-La Mancha, ideais para a prática da falcoaria.

Em Portugal, sobretudo aqui no Norte do país, é complicado porque o terreno é difícil.

Ainda assim, os facoeiros que tem verdadeira devoção, conseguem treinar as suas aves e praticar a modalidade.”

A XXII Feira da Caça e Turismo a ser a escolha para a realização de uma atividade pioneira a nível mundial, a Caça com Águias-Reais, e a atrair cada vez mais participantes para as atividades de cetraria.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário