Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Árbitro internacional realça número de candidatos a juízes de basquetebol da A.B.Bragança

O curso de árbitros e oficiais de mesa da Associação de Basquetebol de Bragança começou na sexta-feira e são 20 os candidatos.
Nuno Monteiro, árbitro internacional de basquetebol, é o formador e mostra-se surpreendido com o número de participantes se comparado com outras realidades.
“A título de exemplo a Associação de Basquetebol do Porto, que é a maior do país, promoveu, no passado mês de Novembro, um curso de novos árbitros e teve 22 participantes. Proporcionalmente este número de Bragança é fantástico”.
Nuno Monteiro é árbitro há 28 anos e defende que para ser um bom profissional da arbitragem tem que se ter bom senso e imparcialidade.
“Um bom árbitro tem que ser honesto, neutro e profissional. É importante que as equipas percebam que o árbitro está lá para tomar as decisões, sejam boas ou não para a equipa de arbitragem. Sempre com o livro de regras numa mão e o bom senso na outra”.
A escolha de Nuno Monteiro para dar formação aos futuros árbitros e oficiais de mesa de basquetebol é no entender de Helena Gonçalves a aposta na qualidade.
“Esta formação foi ao mais alto nível em termos de qualidade. Além do formador Nuno Monteiro temos ainda o José Oliveira, representante do conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol. Para nós são uma mais valia”.
Para a presidente da Associação de Basquetebol de Bragança este curso reveste-se de especial importância já que no distrito há apenas cinco árbitros e nove oficias de mesa.
Os 20 candidatos a juízes de basquetebol, na maioria estudantes do IPB, iniciaram na sexta-feira a primeira fase da formação. As próximas etapas ainda não têm data marcada, mas o curso vai terminar no próximo mês de Junho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário