Arranca hoje a 5.ª edição do Festival da Terra Transmontana, em Mogadouro, que este ano homenageia Trindade Coelho.
O presidente do Município, Francisco Guimarães, explica que o escritor mogadourense será lembrado nesta iniciativa numa altura em que se assinalam os 110 anos da morte. “Este ano, o tema deste 5.º Festival da Terra Transmontana efectivamente é Terras de Trindade Coelho homenageando nestes 110 anos do aniversário do seu falecimento. E vamos homenageá-lo desta forma dando tema e lema ao festival e depois em Agosto vamos reactivar o teatro Trindade a Sete, vamos proporcionar a peça durante três dias gratuitamente, baseada na obra ‘Senhor Sete’ que foi adaptado para teatro”, destacou.
Domingo acontece o desfile etnográfico, com figurantes vestidos à época de Trindade Coelho. E sábado realiza-se ainda uma tertúlia sobre o escritor e jurista natural de Mogadouro.
Os atractivos da iniciativa são muitos e a organização espera ultrapassar o número de visitantes recebidos nos anos anteriores.
“Vai ter as casas particulares abertas, as tabernas, as praças folk, os produtos locais e depois diversão nocturna com grupos de música folk. Estamos a contar com muita gente, temos recebido muitos pedidos para, por exemplo, frequentar o parque de campismo. O festival já começa a ter uma divulgação não só nacional como internacional”, referiu.
O festival decorre até domingo na zona envolvente do castelo de Mogadouro e pretende proporcionar o contacto com a natureza, as ritualidades, a música folk, a gastronomia e as artes e os ofícios tradicionais.
Esta noite a música dos Omiri sobe ao palco. Já amanhã à noite actuam Los Niños de los Ojos Rojos.
Escrito por Brigantia
Foto: Município de Mogadouro
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário