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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Vila Flor pretende saber destino a dar a edifício instalado no nó do IC5 em Lodões

 O presidente da câmara de Vila Flor disse hoje que pretende saber qual o aproveitamento a dar ao edifício localizado junto às instalações da Ascendi, no nó do IC5, na proximidade de Lodões, que encontra sem funções.
"Dentro da área onde está instalado o centro controlo e manutenção das Ascendi, há um moderno edifício que seria para instalar um destacamento de trânsito da GNR ou outras unidades de apoio e socorro. Trata-se de um edifício muito central para o sul do distrito de Bragança e não pode estar vazio ou a degradar-se", observou Fernando Barros.

O autarca referiu ainda que este edifício fazia parte do caderno de encargos da empreitada da Subconcessão do Douro Interior.

"O destacamento de trânsito da GNR nunca o ocupou de forma permanente, por razões que desconheço. O que é certo é que o edifício está por ocupar desde a abertura ao trânsito do IC5, em maio de 2012", vincou o autarca socialista.

Segundo Fernando Barros, trata-se de um edifício onde foram investidos alguns milhares de euros e a que convinha dar uma utilização permanente, dado encontrar-se muito bem localizado, junto a duas vias estruturantes como são o IC5 e o IP2.

"Trata-se de um investimento de algum vulto que as instituições, em prol do serviço público devem utilizar. Se o Destacamento de Trânsito não precisa, que coloquem lá uma equipa do Grupo Intervenção Proteção Socorro outra unidade da GNR", indicou o responsável.

Para Fernando Barros, o edifício tem custos de manutenção, acrescentado que isso é visível.

"Gostaríamos de ver o edifício ocupado para benefício do erário público", enfatizou.

Questionada pela Agência Lusa, a Ascendi disse que o edifício pertence à Subconcessão do Douro Interior, "tem ocupação ocasional" pelas forças de segurança (para cuja utilização foi construído) e encontra-se "em excelente" estado de manutenção e conservação, sem avançar mais pormenores.

O IC5 abriu ao tráfego automóvel a 02 maio de 2012, sendo um itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligando Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.

Os representantes autárquicos dos concelhos servidos pela rodovia sempre apelaram ao longo dos anos, a que o IC5 fosse encarado como "uma via estruturante" e "vital" para o desenvolvimento regional.

FYP // MSP
Lusa/fim

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