Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Bombeiros Voluntários de Macedo pedem maior apoio da autarquia para este ano

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros gostaria que a verba anual concedida pela autarquia àquela associação humanitária fosse superior à atribuída, cuja base este ano se situa nos 141 mil euros.
O desejo foi manifestado por João Trovisco na última reunião de assembleia de 2018 daquela corporação:

“A Câmara Municipal é nossa parceira fundamental para que esta casa prossiga o seu desígnio, que é a salvaguarda das pessoas. Tenho esperança que as coisas com a Câmara avancem no bom sentido. Ainda vamos ter reuniões entre a direção, comando e autarquia,  e depois acredito que se entenda que esta instituição tenha que ser apoiada de forma mais substancial.” 

Um apoio que se fosse maior ajudaria a saldar dívidas e a renovar a frota de viaturas que está mais que “ultrapassada”, acrescenta ainda o presidente dos bombeiros de Macedo:

“Estamos a falar de dívidas e do funcionamento desta casa, que, como todas as outras, precisa de verbas.

A nossa frota está ultrapassada e velha. Os veículos mais recentes têm cinco anos, já com muitos quilómetros e acredito que grande parte desta frota tenha de ser substituída. Espero apoios da câmara mas não só, como é evidente, estamos abertos a todas as ajudas possíveis.”

A este apelo, Benjamim Rodrigues, autarca macedense, responde que as associações não podem estar só dependentes do apoio da câmara:

“Temos que pensar que quem estiver na presidência de uma associação deste género tem que procurar soluções para procurar verbas, que podem ser de iniciativas locais, angariações de fundos, etc. É preciso trabalhar e não estar só na dependência da câmara. Eu preferia, de longe, colaborar na aquisição de viaturas, pois dessa forma seria  muito mais fácil justificar o investimento do que estar a investir para pagar salários e compromissos, quando a própria associação pode ter outras iniciativas.”

De recordar que no ano 2018, a autarquia deu cerca de 194 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, um valor que ascendeu bastante a previsão inicial devido a compromissos e pagamentos necessários que foram assegurados pela autarquia.

Quanto às eleições da associação humanitária, que terão de acontecer nos primeiros meses de 2019, João Trovisco que, recordamos, assumiu a presidência após a demissão de António Batista no final do mês de setembro, ainda não quis avançar se se vai ou não candidatar.

O orçamento e plano de atividades daquela corporação para 2019 foram aprovados por unanimidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário