Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Macedo de Cavaleiros acolheu o 1º Encontro de Estudantes Guineenses do IPB

Macedo de Cavaleiros recebeu, ontem, o 1º Encontro de Estudantes Guineenses do IPB.
Depois do município macedense ter assinado um protocolo que disponibiliza o transporte a estudantes que estejam a estudar no Politécnico de Bragança mas a dormir em Macedo, foi agora vez de trazer alguns alunos que habitam na cidade Brigantina para conhecer os cantos a terras de cavaleiros, como explica Alfa Sané, presidente do núcleo de estudantes guineenses do IPB:
“Este ano, Macedo de Cavaleiros quis receber alguns jovens. Temos um protocolo, no qual é disponibilizado transporte aos estudantes e temos ainda as mais-valias dos cursos que abriram cá. Já estamos habituados a fazer algumas atividades em Bragança e Mirandela e achámos que este ano seria bom trazer estas iniciativas a Macedo de Cavaleiros, para ser algo diferente.”

Nesta visita guiada a Macedo de Cavaleiros incluiu-se o Posto de Turismo, o Museu de Arte Sacra e o Geoparque. Hábitos culturais que na Guiné não são muito usuais:

“A maioria dos alunos que estão aqui chegaram este ano. Este tipo de visitas a museus, em Guiné não acontece muito. Achei que esta era uma oportunidade de conhecer mais sobre Macedo e a sua cultura.”

E quem por lá passou, diz gostar das terras de Trás-os-Montes:

“Já estou cá há dois anos e estou a gostar muito. Estive ainda seis meses a estagiar em Penafiel e agora volto a estar em Bragança. Tirando o frio, gosto muito. A maioria das pessoas são muito simpáticas. Não conhecia Macedo, só passava por aqui de carro, mas estou a gostar, a cidade é bonita.

Eu também estou cá há dois anos. É muito diferente, mas gosto muito da cidade e das pessoas. No geral, gosto de tudo.

Eu só estou cá há três meses mas também estou a gostar. Mas o que eu gosto mesmo é de jogar à bola. Ainda não conhecia Macedo, mas estou a gostar.

Estou cá há pouco tempo, só há três semanas. Estou a gostar, pessoas simpáticas e sítios muito bonitos.” 

O 1º Encontro de Estudantes Guineenses do IPB contou com mais de 60 alunos.

Segundo dados da autarquia macedense, estão a residir em Macedo de Cavaleiros uma média de 30 alunos guineenses que estudam nas escolas do IPB, dos quais cerca de 12 estão a frequentar aulas do TesP de Secretariado e Línguas que funciona na cidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário